30 abril 2008

CASTRO VERDE



Homenagem à Viola Campaniça e à Viola Caipira


A Viola Campaniça e a Viola Caipira apresentam em comum uma sonoridade rústica, profunda, característica da região onde nasceram. As suas melodias invocam os tempos passados, e as tradições de um povo de labuta, onde as culturas se interligam através das cordas da viola.



Este ano, a XVIII Quinzena Cultural Primavera no Campo Branco, que irá de decorrer em Castro Verde entre os dias 19 de Abril e 4 de Maio, vai homenagear a Viola Campaniça e a Viola Caipira, num encontro protagonizado por Pedro Mestre e Chico Lobo, tocadores de viola mas, sobretudo, percursores de um processo de valorização e divulgação destes instrumentos. Este concerto, que irá decorrer no dia 2 de Maio no Cine-Teatro Municipal, pelas 21h30, organizado em parceria com a ACA “Os Cardadores” e a Violas Brasil Produções, conta ainda com a participação de Manuel Bento e Nelson Jacó.


.................. *********************** .................



Wok Ritmo Avassalador



"Wok Ritmo Avassalador" é o nome do grupo que promete animar Castro Verde, no próximo dia 3 de Maio. Inserido na 18ª Edição da Quinzena Cultural “Primavera no Campo Branco”, o espectáculo irá decorrer no Cine-Teatro Municipal, pelas 21h30, numa noite pautada pela fantasia e pela grandiosidade de um grupo já bastante afamado no panorama artístico português.

Criado e dirigido pelo veterano percussionista Rui Júnior, “Wok Ritmo Avassalador” é um espectáculo arrojado e inovador, composto pelos membros mais avançados da Orquestra “Tocá Arrufar”. Nascido da vontade e necessidade de um maior empenho no trabalho e aperfeiçoamento técnico e artístico, o espectáculo conta com novos temas, novas ambiências, e uma forte componente cénica e teatral, onde o ritmo e a cor são uma constante.

Os tambores tradicionais portugueses, a luta de paus, coreografias inspiradas no imaginário tradicional português, a dança e o humor como pano de fundo, fazem deste wok uma experiência inesperada e avassaladora.



Nota: Os bilhetes para assistir ao espectáculo têm o custo de 3 euros e encontram-se à venda no Posto de Informação da Quinzena, situado na Praça da República em Castro Verde. Lotação Limitada.






Workshop



Durante a tarde poderá participar numa oficina de percussão, que irá decorrer na Praça da República, pelas 17h30. Um convite para todas as idades que procurará ser o início duma aventura sonora. Os melhores 8 participantes serão convidados para participar no espectáculo da noite “Ritmo Avassalador”. Independentemente de ser, ou não, seleccionado, não deixe de viver esta experiência.



Nota: Os 8 melhores participantes serão seleccionados para participar no espectáculo da noite.

Participação livre

Sem comentários: