10 abril 2008

BARRANCOS



Barrancos promove presunto e enchidos




Cerca de 60 produtores portugueses e espanhóis marcam presença, a partir de sexta-feira, na segunda Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos para promover estes "produtos de excelência" para a economia do concelho.
O certame, promovido pelo município, vai decorrer até domingo no Parque de Feiras e Exposições de Barrancos, com comércio e provas de produtos tradicionais, colóquios, espectáculos e exposições de artesanato e de artes plásticas.
A feira, uma "mais-valia" para o desenvolvimento de Barrancos, pretende "promover o presunto e os enchidos de carne de porco de raça alentejana", que são "os dois principais produtos de excelência para a economia do concelho", explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, António Tereno.
Barrancos e Ourique são os dois únicos concelhos onde é permitida a transformação da carne de porco alentejano, de Denominação de Origem Protegida (DOP).
Duas das três indústrias de transformação de porco alentejano existentes no Baixo Alentejo estão em Barrancos, o único concelho que detém a DOP do presunto derivado daquela raça suína.
O presunto e os enchidos vão ser representados por produtores portugueses e das regiões espanholas da Andaluzia e da Extremadura, que irão transformar o certame num "evento ibérico", frisou António Tereno.
Além dos "protagonistas", o certame vai também promover outros produtos tradicionais da região, como o pão, o azeite, o queijo, a doçaria regional e o artesanato.
Além de três áreas de exposição, a feira inclui também uma tenda multiusos, com uma área para colóquios e outra para a degustação do presunto DOP de Barrancos, dois palcos de animação e três áreas de restauração.
O programa cultural, que promete animar a feira, inclui, entre outros espectáculos, actuações de grupos folclóricos e de bandas filarmónicas aos fins de tarde de sábado e domingo, uma noite flamenca (sábado) e bailes com a orquestra espanhola Decisiones.
A quinta Mostra Gastronómica do Porco Preto, em três restaurantes da vila, o quarto Circuito Urbano de Atletismo Vila de Barrancos e o segundo Encontro com o Museu (sábado) são outras ofertas paralelas da feira.


Notícia retirada do Correio do Alentejo

Sem comentários: