30 abril 2008

A L V I T O -




Alvito-Feriado Municipal

Dia 1 de Maio, o concelho de Alvito assinala o seu Feriado Municipal, com actividades desportivas e de lazer ligadas à natureza, tendo como cenário a praia fluvial na Barragem de Odivelas.
As actividades iniciam-se em Alvito, pelas 9h, com uma caminhada - Marcha da Ascenção - e um passeio de bicicleta até à Barragem de Odivelas.
Pelas 11h têm início os Torneios Desportivos e a partir das 12h inicia-se o almoço – churrasco e sardinhada, aberto a toda a população.








Tinto Herdade das Barras conquista Medalha de Ouro em Concursos Internacional

O vinho tinto Herdade das Barras, de 2004, produzido na herdade, localizada na zona de Vila Nova da Baronia, concelho de Alvito pela Sociedade Agro-Pecuária do Oeste Alentejano (Sapoa), conquistou a medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas deste ano.

Além desta medalha de ouro, a Sapoa obteve com outro dos seus vinhos, o tinto Serros da Mina, um prémio no X Concurso Mundial de Vinhos Wine Masters Challenge, que decorreu no Estoril.
Pelo segundo ano consecutivo, o Serros da Mina Tinto obteve medalha de prata nesta competição, desta feita através da produção de 2005.

O Wine Masters Challenge distinguiu com a medalha de ouro 16 vinhos e com a de prata 173, de entre os 1.787 que chegaram à final, seleccionados de um total de 4.003 amostras.
A Herdade das Barras está inserida numa das sub-regiões com mais tradição na produção de vinhos no Alentejo, a da Vidigueira.

Dos cerca de 500 hectares da exploração, 25 foram seleccionados para vinha, tendo sido plantadas castas tintas em 21 desses hectares, divididos em talhões, cada um dos quais apenas com uma casta.

O Herdade das Barras Tinto 2004 reúne as castas Syrah, Alicante Bouschet e Aragonez, enquanto que o Serros da Mina Tinto 2005 é formado por Aragonez, Trincadeira, Syrah, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon.

A adega recentemente construída permite à empresa apostar também no enoturismo, possibilitando aos visitantes provar os vinhos da herdade e realizar visitas guiadas, não só àquele equipamento, como também à vinha.

ALJUSTREL




Recital de poesia com José Fanha - Dia 5 de Maio - 21h30 - Biblioteca Municipal

Comemoração Dia Internacional dos Museus - 16 a 18 Maio - Museu Municipal

CASTRO VERDE



Homenagem à Viola Campaniça e à Viola Caipira


A Viola Campaniça e a Viola Caipira apresentam em comum uma sonoridade rústica, profunda, característica da região onde nasceram. As suas melodias invocam os tempos passados, e as tradições de um povo de labuta, onde as culturas se interligam através das cordas da viola.



Este ano, a XVIII Quinzena Cultural Primavera no Campo Branco, que irá de decorrer em Castro Verde entre os dias 19 de Abril e 4 de Maio, vai homenagear a Viola Campaniça e a Viola Caipira, num encontro protagonizado por Pedro Mestre e Chico Lobo, tocadores de viola mas, sobretudo, percursores de um processo de valorização e divulgação destes instrumentos. Este concerto, que irá decorrer no dia 2 de Maio no Cine-Teatro Municipal, pelas 21h30, organizado em parceria com a ACA “Os Cardadores” e a Violas Brasil Produções, conta ainda com a participação de Manuel Bento e Nelson Jacó.


.................. *********************** .................



Wok Ritmo Avassalador



"Wok Ritmo Avassalador" é o nome do grupo que promete animar Castro Verde, no próximo dia 3 de Maio. Inserido na 18ª Edição da Quinzena Cultural “Primavera no Campo Branco”, o espectáculo irá decorrer no Cine-Teatro Municipal, pelas 21h30, numa noite pautada pela fantasia e pela grandiosidade de um grupo já bastante afamado no panorama artístico português.

Criado e dirigido pelo veterano percussionista Rui Júnior, “Wok Ritmo Avassalador” é um espectáculo arrojado e inovador, composto pelos membros mais avançados da Orquestra “Tocá Arrufar”. Nascido da vontade e necessidade de um maior empenho no trabalho e aperfeiçoamento técnico e artístico, o espectáculo conta com novos temas, novas ambiências, e uma forte componente cénica e teatral, onde o ritmo e a cor são uma constante.

Os tambores tradicionais portugueses, a luta de paus, coreografias inspiradas no imaginário tradicional português, a dança e o humor como pano de fundo, fazem deste wok uma experiência inesperada e avassaladora.



Nota: Os bilhetes para assistir ao espectáculo têm o custo de 3 euros e encontram-se à venda no Posto de Informação da Quinzena, situado na Praça da República em Castro Verde. Lotação Limitada.






Workshop



Durante a tarde poderá participar numa oficina de percussão, que irá decorrer na Praça da República, pelas 17h30. Um convite para todas as idades que procurará ser o início duma aventura sonora. Os melhores 8 participantes serão convidados para participar no espectáculo da noite “Ritmo Avassalador”. Independentemente de ser, ou não, seleccionado, não deixe de viver esta experiência.



Nota: Os 8 melhores participantes serão seleccionados para participar no espectáculo da noite.

Participação livre

ALMODOVAR





ALMODÔVAR, a Planície e a Serra a dois passos do mar...

"A calma da planície, com os seus aglomerados urbanos concentrados, tipicamente alentejanos e depois, o serpentear em direcção à serra..., deleito-me com paisagens lindíssimas , neste contraste harmonioso que confere ao Concelho de Almodôvar a característica única de terra alentejana e serrana."(excerto do editorial assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar.


MEDIDA AGRIS 3.4 - Na candidatura aprovada que representa em 2008, um apoio na ordem dos 563 mil euros, preconizam-se actuações que permitirão apoiar as acções de vigilância e detecção na área do Concelho com maior risco de incêndio.


PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO entre a Câmara Municipal de Almodôvar e a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.


JÁ FOI ASSINADO o Protocolo para a criação do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Almodôvar.


Aprovação do JULDADO DE PAZ EM ALMODÔVAR.


REQUALIFICAÇÃO URBANÍSTICA NO CENTRO HISTÓRICO DE ALMODÔVAR no âmbito do URBCOM.


INCENTIVO À NATALIDADE - Bebés de Almodôvar vão receber 750 euros!


APOIO FINANCEIRO à aquisição de material escolar.

M O U R A




DESTAQUES DA AGENDA CULTURAL E DESPORTIVA

MAIO entra celebrando o trabalho e os trabalhadores no Dia do Trabalhador. Segue-se a homenagem às Mães. Nês do Coração com a Marcha do Coração. A feira de Maio oportunidade de apreciar os bons produtos da região.

UM AMULETO DO SÉCULO XIII - Do espólio encontrado no Castelo de Moura destaca-se um pequeno objecto em forma de mão. A "Mão de Fátima" - nome que se crê estar associado à filha mais nova do Profeta Maomé- data do período islâmico mais concretamente do século XIII.


AÇORDA DE BACALHAU COM POEJOS - No restaurante "O Baldosa".


FEIRA DE MAIO - X OLIVOMOURA - FEIRA NACIONAL DE OLIVICULTURA de 08 a 11 de MAIO


SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO MUSICAL AMARELEJENSE - 150 anos ao serviço da cultura musical.


SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO MOURENSE "OS AMARELOS"- assinala 87 anos de actividade.


ENCONTRO CONCELHIO DA ASSOCIAÇÃO DE REFORMADOS - Dia 31 de Maio.


ASSOCIAÇÃO EQUESTRE DE MOURA - passeio equestre dia 24 de Maio.


GRUPO MOTARD "OS MOUROS" - passeio mototurístico.


UNIVERSIDADE SÉNIOR - prossegue o seu calendário de actividades.

24 abril 2008

A L V I T O




Comemorações do 25 de Abril e 1 de Maio no Concelho de Alvito


5ª Feira - 24/04/2008
22h00. Espectáculo de Música Popular com “Campos do Alentejo” (Parada dos Bombeiros Voluntários de Alvito)
24h00. Lançamento de Foguetes em Alvito e Vila Nova da Baronia

6ª Feira - 25/04/2008
9h30. Torneio de Malha e Chinquilho. Jardim da Casa do Povo. Vila Nova da Baronia (0rg. JF Vila Nova da Baronia). Inscrições no local

10h00 2º Encontro de Expressão Fisico-Motora do Concelho de Alvito (Org.: CMA). Pavilhão Gimnodesportivo. Alvito

10h30. - Arruada pela Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Alvito em Vila Nova da Baronia

11h30. Arruada pela Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Alvito em Alvito

13h00. Churrasco Convívio. Jardim da Casa do Povo. Vila Nova da Baronia

13h00. Almoço Convívio. Parada dos Bombeiros Voluntários. Alvito

16h00. Inicio das actividades culturais.
Alvito (Parada dos BVA)
- Asso. de Cante Coral Alentejano do Concelho de Alvito
- Amigos do Cante de Alvito
- As Madrugadeiras
- Animação musical com “Gil Marques”
Vila Nova da Baronia (Jardim da Casa do Povo)
- Actuação do Duo “João e Helena”



Sábado – 26/04/2008
9h30. Torneio de Malha. Largo das Alcaçarias. Alvito (0rg. Asso. de Cante Coral Alentejano do Concelho de Alvito)

10h00 - Convívio de Futebol Juvenil (Org.: GDCA). Complexo Desportivo Alvito

17h00. Jogo de Futsal (3ª Divisão Nacional, série D): GDC Baronia – Os Pantufas. Pavilhão Gimnodesportivo. Alvito)

20h30 - Ciclo de Conferências de Alvito “AS CIDADES, O MUNDO RURAL E AS PRÁTICAS DE CIDADANIA”
Debate animado por: Luís Moita e Helena Roseta. Auditório Centro Cultural de Alvito (Org.:CMA)


Domingo - 27/04/2008
9h00. - Passeio de BTT pelo Percurso "Rota dos Moinhos" (Org: CMA/GDCA/GDCB)
10h00 - 1º Torneio “Município de Alvito”, em Judo (GDCA). Pavilhão Gimnodesportivo. Alvito
15h00 - Torneios de Dominó, Damas e Sueca. Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio Vilanovense. Vila Nova da Baronia (inscrições no local)

5ª Feira – 01/05/2008 – FERIADO MUNICIPAL – BARRAGEM DE ODIVELAS
9h00 – Passeio Pedestre “Marcha da Ascenção” (CNA/CMA)
- Passeio de bicicleta (GDCA/GDCB/CMA)
-
11h00 – Inicio das actividades lúdicas

12h00 - Início do Churrasco e Sardinhada

15h00 – Continuação das actividades


................. ++++++++++++++++++++++++ ...................





O GRUPO DESPORTIVO E CULTURAL DE ALVITO FAZ HOJE 27 ANOS

O Grupo Desportivo e Cultural de Alvito fez a 22 de Abril, 27 anos.
Ao longo destes anos tem tido os seus momentos altos e baixos, como acontece em grande parte das instituições desta natureza.
Para assinalar mais este aniversário os seus corpos dirigentes organizaram um programa de comemorações aberto a todos os que directa e indirectamente participam na vida do Clube, bem como a toda a comunidade alvitense.

Programa
26 de Abril
10h- Manhã de Futebol, no Campo de Jogos
13h- Piquenique na Mata envolvente do Complexo Desportivo, acompanhado de cantares alentejanos
15h- Gincana de Bicicleta
17h- Passeio de Cicloturismo
18h- Demonstração de Ginástica
27 de Abril
10h- 1ª Torneio de Judo do Município de Alvito, no Pavilhão Gimnodesportivo


...................++++++++++++++++++++++++++.......................





TORNEIO ATLETA COMPLETO DISTRITAL

Vitória de Susana Calhau!
A Susana ao vencer quatro das cinco provas do Torneio Atleta Completo Distrital, nos dias 12 e 13 de Abril em Beja, mostrou bem a sua superioridade global sobre as restantes jovens atletas bejenses do seu escalão, garantindo o apuramento para o Atleta Completo Nacional a disputar em Lisboa nos próximos dias 3 e 4 de Maio.
Efectuou um bom registo nos 60 m, venceu com à vontade os 60 m Barreiras e o Salto em Comprimento e, com tempo pior do que se esperava os 1000 m e claudicou no Lançamento do peso (só 5ª).
Resultados
Pentatlo Infantis F: 1ª Susana Calhau (1ª 60 m 8.94; 5ª Peso 6.11; 1ª 1000 m 3.40.53; 1ª 60 m Bar 12.05; 1ª Comprimento 3.61)



21 abril 2008

CASTRO VERDE -

Foto de Luisa Coelho-Flickr-Tecto da Basílica Real em Castro Verde



18ª Edição da Quinzena Cultural - "Primavera no Campo Branco"

Continua a decorrer em Castro Verde, a 18ª Edição da Quinzena Cultural Primavera Campo Branco, uma iniciativa que visa promover as várias vertentes culturais e o convívio e participação activa de todos os tipos de público. Para o dia de hoje, está agendada a Abertura da Exposição Colectiva de Artes Plásticas, obras do espólio da Gesto, que nos apresentará um reportório de trabalhos que abrangem a pintura, o desenho, a serigrafia, e a gravura. Nesta mostra plural, serão representados nomes de conceituados artistas plásticos, dos quais são exemplo Júlio Pomar, Graça Morais, entre outros. A exposição estará aberta ao público no Fórum Municipal de Castro Verde, pelas 18 horas, e manter-se-á patente até ao dia 17 de Maio.

Nesta programação da Quinzena, haverá ainda espaço para festejar o 13º Aniversário da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, e homenagear o seu valioso contributo ao serviço da cultura. Feiras do livro, Estafetas da Leitura, Apresentações de Livros, com a presença de alguns autores, são algumas das actividades desenvolvidas neste âmbito, paralelamente integradas no Plano Nacional de Leitura.

Para amanhã, dia 22 de Abril, estão agendadas as apresentações dos livros “Os Retornados – Um amor nunca se Esquece”, com a presença do autor Júlio Magalhães, e “Marcado a Cal”, de Vítor Encarnação.



..................*******************....................


Apresentação Pública do Plano de Pormenor do Empreendimento Turístico da Herdade da Cavandela


Apresentação em sessão pública da proposta final do Plano de Pormenor do Empreendimento Turístico da Herdade da Cavandela, agendada para o dia 10 de Maio, no Fórum Municipal de Castro Verde.
A apresentação traduz-se na promoção de uma reunião aberta do Conselho de Opinião, órgão criado para acompanhar este processo e que é constituído por representantes de diferentes forças políticas e de entidades de diversas áreas (ambiente, turismo, etc).

Esta apresentação, que decorrerá entre as 15h e as 19h, e cuja promoção é responsabilidade do promotor do empreendimento e da Câmara Municipal de Castro Verde, contará com a presença da equipa técnica que elaborou o documento, nas suas diferentes disciplinas, e seguirá um modelo que primeiramente abrirá a discussão junto dos membros do Conselho de Opinião e dos eleitos locais dos órgão do Município e da Freguesia de Castro Verde, a que se seguirá um período final aberto à participação do público.

Esta apresentação e debate não substitui os períodos legais de discussão pública do Plano de Pormenor, que decorrerão nos momentos próprios da tramitação legal do processo.

A proposta final do Plano de Pormenor estará disponível nos 10 dias que antecedem a apresentação pública no sítio da Câmara Municipal de Castro Verde (www.cm-castroverde.pt - Ver Menu Ordenamento do Território, Sub-menú Planos de Pormenor).

19 abril 2008

OVIBEJA - 26 de ABRIL a 04 de MAIO - TRADIÇÃO E INOVAÇÃO





Tradição e inovação. São estas as linhas fundadoras da Ovibeja, a maior Feira agrícola que anualmente se realiza em território português. Organizada pela ACOS – Associação de Criadores de Ovinos do Sul – a Ovibeja concilia em mais de dez hectares de exposição a cultura e os costumes ancestrais que herdou da antiga Feira de Maio de Beja, instituída em 1261 por carta régia de D. Afonso III, com as mais arrojadas inovações tecnológicas ao nível não apenas das práticas agrícolas, mas também dos diferentes sectores da economia e da sociedade.
A Ovibeja, que anualmente recebe para cima de trezentos mil visitantes, é uma Feira na verdadeira acepção da palavra. É um local de festa e de diversão. De convívio e de reencontro. É um espaço de negócio e de troca de experiências. É um terreiro de cultura e de debate. É um fórum político e de cidadania. É a Primavera em toda a sua exuberância, onde o passado e o futuro passeiam de mãos dados.
Em 2008 a Ovibeja faz 25 anos. A festa que irá decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Beja entre os dias 26 de Abril e 4 de Maio não servirá apenas para assinalar as bodas de prata do maior evento cultural, político, económico e social do interior do País. Servirá também para constatar que as mudanças ocorridas no país e na região nestes últimos 25 anos, também passaram pela Ovibeja: Uma Feira que tem vindo a mostrar “Todo o Alentejo Deste Mundo”, mas que agora quer trazer o mundo todo a este nosso Alentejo.

Texto DAQUI

18 abril 2008

ELVAS - Campanha de regresso a casa





Neste dia 18 de Abril de 2008, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano é dedicado ao Património Religioso e Espaços Sagrados, numa organização nacional do IGESPAR, ao qual o Município de Elvas aderiu.
Para as comemorações locais escolheu-se a Antiga Sé de Elvas, edifício do traço de Francisco de Arruda que a edificou em 1517 sobre uma igreja anterior do séc. XIV, chamada de N. Sr.ª do Açougue e depois de N. Sr.ª da Praça. Abriu ao culto em 1537, embora as obras continuassem até ao final desse século. Teve importantes modificações no séc. XVII, durante os episcopados de D. António e D. Sebastião de Matos Noronha, e de D. Manuel Cunha, bem como no século seguinte pelo cabido "sede-vacante", pelos Bispos D. Baltazar de Villas-Boas e D. Lourenço de Lancastre.
Esta igreja recebeu recentemente importantes obras de restauro e conservação quer nas estruturas quer nas obras de arte, tendo inclusivé recebido uma iluminação ornamental que muita dignifica o edifício e o coração do Centro Histórico da nossa Cidade.

Contudo esta continua a estar incompleta pois falta-lhe uma peça artístico-histórica de elevado valor, que por diversas razões monetárias, jurídicas e morais continua afastada do uso dos Elvenses. Falamos do órgão da Sé. Este órgão, situado no coro alto, foi mandado fazer pelo Bispo D. Lourenço de Lancastre, em 1762, ao organeiro italiano Pasquali Caetano Ordoni, e concluído em 1777, conforme está esculpido na tribuna. É uma peça de grande aparato, de talha dourada. Na baluastrada da tribuna ou bufete, tem em relevo, as armas de D. Lourenço de Lancastre, com o chapéu e cordões prelatícios, e, dos lados as iniciais – D. Lço de Lte. Em baixo, na extremidade da mísula, a data de 1777. Tem cinco grupos de canudos, simetricamente dispostos e tinha mecanismo de três foles.
Desde o início do blogue ZÉ DE MELLO, vários e diversificados têm sido os temas que ali temos abordado, mas esta questão do órgão oitocentista da Antiga Sé tem nos sido muito querido. Desde Setembro de 2005 até à data foram diversos os escritos que se produziram sobre o tema.
Explicámos o processo que rodeia o afastamento do órgão da Cidade.
Conseguimos contactar o organeiro que detêm em seu poder o órgão que nos deu a sua versão.
Obtivemos declarações sobre o tema por parte de Rondão Almeida.

Mas infelizmente o órgão continua sem estar "in situ".

Surge agora uma proposta, de um preocupado Elvense sobre o tema, para que se inicie uma recolha de fundos que levaria a que público em geral, empresas, associações e instituições do Concelho, adoptem um tubo e patrocinem o regresso do órgão a Elvas, restaurado e de forma a servir não somente o culto religioso mas também a fruição cultural daquela peça.

É necessário despertar consciências e alertar o Povo de Elvas que construiu um Aqueduto que também pode recuperar o seu património nos dias de hoje, deixando de memória aos vindouros que os Elvenses do início do século XXI também estão preocupado e empenhados com a sua Cidade!

TODOS SOMOS ELVAS!





Colaborando na campanha do Blog ZÉ DE MELLO

10 abril 2008

BARRANCOS



Barrancos promove presunto e enchidos




Cerca de 60 produtores portugueses e espanhóis marcam presença, a partir de sexta-feira, na segunda Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos para promover estes "produtos de excelência" para a economia do concelho.
O certame, promovido pelo município, vai decorrer até domingo no Parque de Feiras e Exposições de Barrancos, com comércio e provas de produtos tradicionais, colóquios, espectáculos e exposições de artesanato e de artes plásticas.
A feira, uma "mais-valia" para o desenvolvimento de Barrancos, pretende "promover o presunto e os enchidos de carne de porco de raça alentejana", que são "os dois principais produtos de excelência para a economia do concelho", explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, António Tereno.
Barrancos e Ourique são os dois únicos concelhos onde é permitida a transformação da carne de porco alentejano, de Denominação de Origem Protegida (DOP).
Duas das três indústrias de transformação de porco alentejano existentes no Baixo Alentejo estão em Barrancos, o único concelho que detém a DOP do presunto derivado daquela raça suína.
O presunto e os enchidos vão ser representados por produtores portugueses e das regiões espanholas da Andaluzia e da Extremadura, que irão transformar o certame num "evento ibérico", frisou António Tereno.
Além dos "protagonistas", o certame vai também promover outros produtos tradicionais da região, como o pão, o azeite, o queijo, a doçaria regional e o artesanato.
Além de três áreas de exposição, a feira inclui também uma tenda multiusos, com uma área para colóquios e outra para a degustação do presunto DOP de Barrancos, dois palcos de animação e três áreas de restauração.
O programa cultural, que promete animar a feira, inclui, entre outros espectáculos, actuações de grupos folclóricos e de bandas filarmónicas aos fins de tarde de sábado e domingo, uma noite flamenca (sábado) e bailes com a orquestra espanhola Decisiones.
A quinta Mostra Gastronómica do Porco Preto, em três restaurantes da vila, o quarto Circuito Urbano de Atletismo Vila de Barrancos e o segundo Encontro com o Museu (sábado) são outras ofertas paralelas da feira.


Notícia retirada do Correio do Alentejo

ALVITO



Ciclo de Conferências de Alvito no dia 26 de Abril

Integrada nas Comemorações do 25 de Abril, a Câmara Municipal promove mais uma conferência, de um ciclo iniciado em 2007, no dia 26 de Abril, pelas 20,30h, no Centro Cultural de Alvito.
Nesta conferência, subordinada ao tema “ As Cidades, o Mundo Rural e as Práticas de Cidadania” estarão presentes, como animadores, Helena Roseta e Luís Moita.

01 abril 2008

A L V I T O



Alvito Assinala Dia Mundial da Saúde
- Caminhada P´ra Saúde-

A Câmara Municipal de Alvito e o Clube da Natureza de Alvito, promovem uma Caminhada, no próximo dia 7 de Abril- Dia Mundial da Saúde, destinada a todos os munícipes com mais de 10 anos.
Esta Caminhada P´ra Saúde, inícia-se pelas 9h15, na Praça da República em Alvito e está organizada em dois percursos: um de 4km e outro de 8km de forma a que todos tenham a possibilidade de participar.

Participe... dê um bom andamento à sua Saúde








Exposição de Cerâmica

A voz dos braços e dos velhos

É inaugurada no próximo dia 4 de Abril, no Centro Cultural de Alvito, pelas 18h, a exposição de cerâmica- A voz dos braços e dos velhos, de Elsa Gonçalves, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Alvito e o Museu Jorge Vieira.
“ As esculturas, de um modo geral, são duma grande sobriedade formal, já do ponto de vista cromático a paleta utilizada é duma grande riqueza, embora, nalguns casos, também muito sóbria. Algumas esculturas deixa-as na cor do barro cozido, variando do vermelho ao branco, conforme o tipo de pasta utilizada, ou ainda os negros do raku. Noutros casos trata as superfícies das suas esculturas como se escrevesse nas páginas dum livro, utilizando grafismos coloridos, que nos sugerem escritas ancestrais. É “a voz dos braços e dos velhos” que Elsa quer trazer até nós. Dos braços porque eles nos falam através dos múltiplos gestos na feitura destas obras, dos velhos porque são eles os detentores do conhecimento que nos foram transmitindo através das obras que nos legaram, ao longo dos séculos, fontes de inspiração para Elsa Gonçalves.”
Esta exposição estará patente ao público, no Centro Cultural de Alvito até ao dia 18 de Maio, no seguinte horário:
3ª a 6ª feira- das 9h às 12.30h e das 15h às 19h
Sábados e Domingos- das 10h às 12.30h e das 15h às 19h

CASTRO VERDE



Jogos Concelhios 2008







No passado mês de Março, arrancou em Castro Verde mais uma edição dos Jogos Concelhios. Contribuir para o bem-estar e progresso humano, para a melhoria da saúde e da sociabilidade, são alguns dos objectivos desta iniciativa, que sob o lema Actividade Com'Vida, pretende continuar a fazer do desporto uma festa e um espaço de convívio.

A iniciativa irá decorrer até ao mês de Junho e conta com um conjunto alargado de actividades orientadas para todos aqueles que queiram participar. Aqui deixamos algumas actividades que irão decorrer no presente mês:





Caminhada - 5/4/2008

Hora: 15h00

Localidade: S. Marcos da Atabueira

Concentração: Centro de Convívio







Torneio 3 Set's - 5/4/2008

Local: Sociedade Recreativa e Filarmónica 1º de Janeiro

Hora: 14h30





Torneio de Sueca - 5/4/2008
Hora: 14h30

Local: Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense





Torneio de Dardos - 7/4/2008
Hora: 21h00

Local: Motoclube de Castro Verde





::::::::::::::::::*******************::::::::::::::::


XVIII Quinzena Cultural Primavera no Campo Branco





A Primavera no Campo Branco é sinónimo de mais cultura. A Câmara Municipal de Castro Verde vai promover, de 19 de Abril a 4 de Maio, a 18ª Edição da Quinzena Cultural, uma iniciativa enraizada na comunidade que todos os anos procura fazer da cultura um espaço de festa e de formação.



Uma iniciativa plural, descentralizada pelo concelho, que a par das grandes propostas de cartaz, propõe um vasto conjunto de actividades de animação que vão do espectáculo às iniciativas ao ar livre, muitas delas construídas em parceria com os agentes locais, apelando à acção e à partilha.



Nesta programação merecem destaque as comemorações do XIII Aniversário da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, O Dia Mundial do Livro e o 34º Aniversário da Revolução de Abril.





Alguns destaques:



Concertos

Orquestra Sinfónica (Concerto de Abertura)

Quarteto de Bárbara Lagido (Jazz)

TIM (membro dos Xutos & Pontapés)

Ana Sofia Varela e Ricardo Ribeiro (Fado)

Francisco Seia (na noite da Revolução)

Homenagem às Violas Campaniça e Caipira (Francisco Lobo, Pedro Mestre, Manuel Bento e Nelson Carvalho da Silva)

Concerto de Primavera – Banda da Sociedade RF 1º de Janeiro (um concerto no meio do campo)

Ala dos Namorados (Concerto de encerramento)

Alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo



Espectáculo

Wok Ritmo Avassalador



Dança

Dança Contemporânea de Almada

Dança para Bebés – Companhia Dançarte



Teatro

Comédia à La Carte

Lêndeas D’Encantar



Exposições

Artes Plásticas (colecção Cooperativa GESTO)

“O Cante e o Alentejo” – Pintura e Cerâmica Artística de António Duro

“Na Rota do Minério” – Fotografia de António Peleja



Feiras

Feira do Livro

Feira da Terra

Feira de Velharias



Outras Actividades

Música Popular e Cante Alentejano, Animação de Rua, Conversas, Passeios, Radiomodelismo, Grande Prémio de Carrinhos de Rolamentos, Bailes, etc.



Programa Completo: www.cm-castroverde.pt



:::::::::::::::::***********************::::::::::::::::::::


Condição Humana – Exposição de Artes Plásticas de Fábio Bravo e Eduardo de Brito





Ex.mo (a) Sr. (a)



Vimos por este meio informá-lo(a) da inauguração da Exposição de Artes Plásticas de Fábio Bravo e Eduardo de Brito - Condição Humana, que estará aberta ao público a partir do dia 26 de Março, pelas 18:00 horas, no Fórum Municipal de Castro Verde, e se prolongará até ao dia 16 de Abril.



Pintura, vídeo-arte, escultura e foto manipulação encerram o conjunto de obras reunidas em “Condição Humana”. Intervenções artísticas como produtos desferidos pela revolta de ideias que exprimem a necessidade de auto-conhecimento mas também de conhecimento da mente humana.



Obras onde o surrealismo, o expressionismo e o abstraccionismo se anunciam como influências expressas, tanto ao nível da técnica, como da temática.