10 novembro 2008

Guia turístico "sem barreiras" mostra Alentejo e Extremadura



Guia turístico "sem barreiras" mostra Alentejo e Extremadura

Os turistas com deficiência, sobretudo motora, ou com mobilidade reduzida vão poder "descobrir", sem barreiras, o Alentejo e a Extremadura espanhola, através de um Guia de Turismo Acessível que foi lançado no passado dia 31 de Outubro.

O guia, escrito em português, espanhol e inglês, foi apresentado em Portel e resulta de um projecto luso-espanhol, co-financiado pelo programa comunitário Leader+. Intitulado "Rotas Sem Barreiras", o projecto envolve duas associações de desenvolvimento local alentejanas (Terras Dentro e Esdime) e outras duas espanholas, das comarcas de Olivença (Aderco) e de Tentudía (Cedeco), na província de Badajoz (Extremadura).

O lançamento do Guia de Turismo Acessível "Rotas Sem Barreiras" é o "culminar de todo o projecto", o qual aposta na "promoção do turismo acessível a todos" nesses quatro territórios, explicou Manuela Fialho, coordenadora da iniciativa. "Este guia vai ao encontro de um dos grandes objectivos do projecto, que era apontar um valor acrescentado ao turismo destas regiões, proporcionando um novo produto turístico, acessível a todos e não discriminatório", disse.

O roteiro apresenta 145 locais turísticos acessíveis, de forma total ou condicionada, a pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida, desde património (como igrejas e museus), alojamentos, restaurantes, actividades de natureza e centros interpretativos ou oficinas de artesanato e de produtos locais.

"A simbologia de acessibilidade total abrange aqueles em que as pessoas podem ser totalmente autónomas, sem precisarem de ajuda, enquanto que, nos de acessibilidade condicionada, as pessoas com deficiência ou dificuldades motoras também podem os podem frequentar, mas precisam de ajuda, por exemplo para que seja colocada uma rampa à entrada de um hotel", explicou. O guia, tal como o projecto, incide em 13 concelhos alentejanos (Alcácer do Sal, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Montemor-o-Novo, Odemira, Ourique, Portel e Viana do Alentejo) e em 19 espanhóis da província de Badajoz.

FONTE: FUNDAÇÃO ALENTEJO - TERRA MÃE

Sem comentários: