04 janeiro 2008

V- NOTÍCIAS DO BAIXO ALENTEJO - JANEIRO E FEVEREIRO

Foto de Nuno.Tuna-Flickr-Minas de Aljustrel

Exposição Entrudo Chocalheiro
Máscaras e trajes do interior Norte do país, em Aljustrel




Entre 19 de Janeiro e 9 de Fevereiro vai estar patente ao público, nas Oficinas de Animação e Formação Cultural, a exposição Entrudo Chocalheiro. Na inauguração irá actuar um grupo de chocalheiros de Salsas, acompanhado de um gaiteiro e um caixa da Associação Portuguesa de Gaita de Foles.

Esta mostra pretende demonstrar a cultura carnavalesca, designadamente as máscaras e trajes do interior norte do país. Pode-se ainda apreciar, para além das indumentárias, fotografias de cinco aldeias de Trás-os-Montes. Nesta região do país o período do solstício de Inverno e do Entrudo é festejado de forma particularmente intensa com as tradicionais “Festas dos Rapazes”. Estes percorrem a aldeia mascarados atrás das raparigas, um costume nitidamente conotado com a fertilidade.

Esta exposição é também uma homenagem ao etnólogo Benjamim Pereira, que realizou importantes trabalhos de investigação sobre esta temática.

********************





Workshop
Construção e manipulação de cabeçudos e gigantones




Com o Carnaval à porta, o espaço municipal Oficinas de Animação e Formação Cultural vai promover nos dias 25, 26, 27 de Janeiro e 1, 2, 3 de Fevereiro um workshop de construção e manipulação de cabeçudos e gigantones.

O objectivo deste atelier é permitir dotar os participantes de conhecimentos sobre esta arte e aproveitar a época do entrudo para fazer um desfile de “cabeçudos” em Aljustrel.

A formação irá decorrer das 18h30 às 21h30 às sextas-feiras, aos fins-de-semana das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

As inscrições estão abertas, até dia 18 de Janeiro, nas Oficinas de Animação e Formação Cultural. Estas informações estão também disponíveis no site da Câmara Municipal de Aljustrel ou ainda através do telefone 284 098 006.



*********************


“La Colmenita”, Companhia de Teatro Infantil de Cuba



Digressão com início em Aljustrel





A primeira companhia de teatro infantil de Cuba “La Colmenita” actuará pela primeira vez, em Portugal, no próximo dia 3 de Janeiro, às 21 horas, no Cine Oriental de Aljustrel.

Esta representação de teatro artístico enquadra-se na digressão de intercâmbio cultural que a companhia fará de 3 a 13 de Janeiro a várias vilas e cidades do País.

“La Comenita” é uma companhia caracterizada por desenvolver programas e ateliers em diferentes sectores de Havana e em comunidades do interior de Cuba, com ênfase na integração das crianças e adolescentes com deficiências de todo o tipo, permitindo uma melhoria substancial da auto-estima e das próprias doenças de que padecem. Cerca de 700 crianças de toda a ilha de Cuba são membros de La Colmenita.

A companhia tem apresentado as suas obras em todo o mundo, como Espanha e Estados Unidos, tendo o importante trabalho desenvolvido pelo seu director Carlos Alberto Cremata sido reconhecido dentro e fora de Cuba.

O grupo, que recebeu oficialmente o título de “Embaixador de Boa Vontade da UNICEF”, tem como objectivo fomentar valores humanos através da criação artística e levar uma mensagem de solidariedade utilizando como veículo as suas actuações nas diversas praças teatrais.

Em Portugal apresentará os espectáculos “Los Cuentos Cubanos de Andersen” e “La Cenicienta según los Beatles” (A Cinderela segundo os Beatles), uma versão musical do conto de Charles Perault, readaptada com música do carismático grupo inglês Beatles.

A representação será composta por 22 ciranças e 10 adultos que irão percorrer e distribuir os seus “abraços de mel” por nove cidades e vilas, a começar por Aljustrel no dia 3 de Janeiro.

Um espectáculo seguramente a não perder!





Foto de André Dias Lopes -Mercado Municipal de Almodôvar














Foto de JRodrigues - Flickr - Alvito







4º Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo
- Terras Sem Sombra -
O Baixo Alentejo recebe, pela quarta vez consecutiva, o Festival Terras sem Sombra – Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo, promovido pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e pela Arte das Musas, com o apoio da Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura, de um conjunto de entidades e de diversos municípios: Almodôvar, Alvito, Beja, Castro Verde, Mértola e Santiago do Cacém.
Em 2007-2008 o ciclo iniciou-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Entre-as-Vinhas, em Mértola, com um espectáculo do Ensemble Sete Lágrimas, intulado Mediterræ: As Devoções Eruditas e Populares no Eixo Latino Mediterrânico.
Dia 2 de Fevereiro será a vez da Igreja Matriz de Nª Srª da Assunção, em Alvito receber mais um espectáculo deste Festival, que conta já com um público fiel.
O concerto estará a cargo do agrupamento Ensemble Alpha e intitula-se Dois mundos: Oriente/ Ocidente na Bacia do Meditarrâneo, inicia-se pelas 21 horas e a entrada é livre


****************


Semana Gastronómica do Porco
2 a 8 de Fevereiro 2008

Neste Carnaval participe na Semana Gastronómica do Porco, visite os restaurantes aderentes e poderá participar no concurso da melhor frase sobre a Semana e habilitar-se a um fim-de-semana para duas pessoas oferecido pelo Agro-Turismo Horta da Lameira (www.hortadalameira.com), na freguesia de Vila Nova da Baronia, concelho de Alvito.
Conheça os pratos mais tradicionais e os mais criativos, das migas com entrecosto às bochechas de porco preto estufadas com vinho tinto, perca-se nas delícias da cozinha alentejana.
No concelho de Alvito os restaurantes aderentes são:
Alvito
O Feio, O Buraco da Zorra, O Américo

Vila Nova da Baronia
O Camões, Churrasqueira Avenida, Bica Nova e O Casão


www.alentejogastronomia.com.pt
www.rt-planiciedourada.pt

*****************

O presépio está montado numa réplica da Sé de Lisboa



Presépio



Pormenor do Presépio



Alvito aprova Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2008

O orçamento para 2008 foi aprovado pela Câmara Municipal de Alvito com 4 votos favoráveis (2 MI, 1 PS e 1 CDU) e uma abstenção (vereador da coligação PPD/PSD-CDS/PP-PPM). As GOP’s e orçamento mereceram também a apreciação positiva da Assembleia Municipal, tendo votado favoravelmente os grupos do MI, PS e CDU. Por parte da coligação PPD/PSD-CDS/PP-PPM registou-se um voto a favor e duas abstenções.
O valor do orçamento para 2008 é de aproximadamente 5 milhões de euros, montante superior ao de 2007 em cerca de 500 mil euros.
Conscientes dos constrangimentos resultantes das finanças públicas, o orçamento é marcado pelo rigor e por uma gestão realista, que garanta a consolidação do desenvolvimento aliado a uma situação financeira consistente e equilibrada. Contudo, consideramos que existem condições para que no próximo ano se mantenha a tendência de crescimento do investimento (despesas de capital), fruto dos vários projectos aprovados ou já em execução e que verão a sua conclusão concretizada neste período. Na nossa opinião, estamos perante um orçamento e plano de actividades ambiciosos mas rigorosos e realistas, tendo sempre presente a futura sustentabilidade económica e financeira do município de Alvito.







Câmara Municipal de Alvito nos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Vilas Novas Medievais Planeadas


Realizaram-se no passado dia 20 de Dezembro, em Coimbra, as primeiras eleições para os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Vilas Novas Medievais Planeadas.

A Câmara Municipal de Alvito marcará presença na Direcção da Associação que será presidida, neste primeiro mandato, pela CM de Vila Viçosa. Para além destes dois municípios, farão parte da Direcção as Câmaras de Avis, de Miranda do Douro e de Viana do Castelo.

Recorde-se que esta recente associação de municípios foi criada no âmbito de um projecto promovido pelo Instituto de Estudos Regionais e Urbanos da Universidade de Coimbra, que identificou, com base em critérios e requisitos pré-definidos, um conjunto de localidades que satisfazem esses parâmetros. A CMAlvito é um dos sócios fundadores, tendo confirmado a sua adesão no final de 2006. Entre outros objectivos, a associação promoverá projectos de natureza urbanística, patrimonial e turística, valorizando parcerias nacionais e internacionais.


****************** *****************************



Aterro Sanitário Intermunicipal recebe novos materiais

A Associação de Municípios do Alentejo Central- AMCAL já recebe no Aterro Sanitário Intermunicipal (estrada Alvito-Vila Ruiva) aqueles materiais que temos em casa e não sabemos onde os podemos colocar.

Se tiver óleos usados (não alimentares), pneus, acumuladores, pilhas, lâmpadas, equipamentos eléctricos e electrónicos, veículos em fim de vida, entre outros bens, contacte com o Aterro Sanitário Intermunicipal e esclareça algumas dúvidas que possa ter sobre o assunto.

O ambiente agradece !








Foto de Inaquim - Flickr - Barrancos - Castelo Noudar


A Câmara Municipal de Barrancos, Maria Beatriz Pulido Valente e Fernando Pulido Valente têm o prazer de convidar V.ª Ex.ª a participar na cerimónia de assinatura do Protocolo de doação do espólio do Prof. FRANCISCO PULIDO VALENTE à Câmara Municipal de Barrancos.
A sessão, terá lugar no dia 26 de Janeiro (sábado), pelas 15 horas no Salão Nobre dos Paços do Município.



Foto de FrAntunes - Flickr- Beja

PAX JULIA - Teatro Municipal de Beja

Dia 2 de Fevereiro | 21H30 | Auditório | 10 Euros

Clã - Projecto Cintura

Co-Produção CMB/Produtores Associados

A espera foi longa, mas compensadora. Três anos depois de "Rosa Carne", os Clã estão de volta aos originais com "Cintura", um elogio à Pop e às canções em Português. Físico, directo e imediato, o quinto álbum dos Clã reafirma a versatilidade desta formação, referência incontornável no panorama muiscal português. Ao vivo, a energia é contagiante e o espectáculo revelador do talento e mestria do sexteto.



Foto de José Norton - Flickr- Castro Verde



Entre os dias 02 e 04 de Fevereiro, de sábado a segunda-feira, decorrerá em ENTRADAS, o Festival Entrudanças 2008, uma iniciativa que faz parte do circuito nacional de festivais de danças de tradição, de componente étnica nacional e internacional.



O Festival teve as suas duas primeiras edições em Évora nos anos de 2000 e 2001 e, depois de dois anos de interregno, passou a realizar-se na vila de Entradas, sendo actualmente parte importante do Carnaval em Castro Verde.



Este ano, o festival volta a dar especial atenção à cultura alentejana e ao envolvimento da comunidade local, constituindo-se como um elemento motivador para os agentes que trabalham na área da tradição. O cante, as violas campaniças, a flauta tamborileiro e o artesanato tradicional, voltam a assinalar esta iniciativa que, durante três dias, levará a animação e a folia carnavalesca pelas ruas de Entradas.



As oficinas de danças, de máscaras e de lã são também parte integrante desta 7.ª edição do Entrudanças que rodopiará, uma vez mais, ao passo da tradição europeia.



Além das oficinas, o Entrudanças é ainda animado por vários bailes ao longo dos três dias com os grupos Banda Forrozada, Galandum Galundaina, Tanira, Trio Lam e Banda Filarmónica 1º de Janeiro.





*******************

Feira do Pau-Roxo
Em Janeiro, a Feira do Pau-Roxo desce da Ermida do Santo até às portas da vila. Numa única rua, estendem-se bancadas e apregoam-se produtos das mais diversas qualidades, numa mistura entre tradição e mudança.

Lado a lado, vendem-se hortaliças, quinquilharias, ovos, roupas, legumes e muitos outros artefactos. Sobre balcões improvisados, expõem-se também produtos característicos da região, apelando ao olfacto e paladar de quem passa.

Não há quem não conheça a Feira do Pau-Roxo, nome inspirado na cenoura roxa que lhe deu fama e que aqui se continua a vender, ano após ano, no dia 20 de Janeiro.

Dita a tradição que a matança do porco deve ser feita até esta data, tal como o cultivo da terra. E porque a época assim o pede, à venda há também árvores de fruto e adereços para o Entrudo.
Por estes e outros motivos não deixe de visitar a Feira do Pau-Roxo, aquela que acontece numa única rua. A rua onde todos se cruzam!

Hora: a partir das 08h00

Localidade: Castro Verde

Local: Rossio do Santo

Organização: Câmara Municipal de Castro Verde

domingo, 20 de Janeiro de 2008



*******************************


Festival de Bandas
10h30: Arruada
15h30: Concerto

Hora: 10h30/15h30

Localidade: Castro Verde

Local: Cine-Teatro Municipal

Organização: Sociedade Recreativa e Filarmónica 1º de Janeiro

sábado, 26 de Janeiro de 2008


***********************************


Município de Castro Verde vai assinar protocolo de adesão ao Programa FINICIA – Eixo III



A Câmara Municipal de Castro Verde vai assinar um protocolo de adesão ao Programa FINICIA – Eixo III, a nova versão do FAME (Fundo de Apoio a Micro e Pequenas Empresas).



O protocolo é assim celebrado entre o Município, a Banca, o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento), a ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A.), LISGARANTE e GRAVAL para cumprimento já em 2008 e pressupõe um valor inicial de 500 000 €, sendo o envolvimento financeiro do município de 20% e o da Banca de 80%.



O programa enquadra-se assim num instrumento financeiro inovador que consiste num fundo de apoio ao investimento disponibilizado para empresários e empreendedores com o objectivo de promover o investimento produtivo no concelho, o empreendedorismo e a diversificação da actividade económica, nomeadamente ao nível das micro e pequenas empresas.



O FAME aparece agora como parte integrante do Programa FINICIA, constituindo o Eixo III do mesmo e destina-se a micro-empresas e pequenas empresas sedeadas no concelho e a novas empresas que queiram instalar-se.

*******************************

Castro Verde: Ténis recomeça em Janeiro



Depois de uma pausa motivada por questões de organização interna, o Ténis regressa à prática inserido no Programa Actividade Com’ Vida. O início das aulas está previsto para 3 de Janeiro de 2008, nos Campos de Ténis Municipais.



A Escola de Ténis tem diferentes classes a pensar em diferentes níveis de praticantes: sensibilização, iniciação e competição.

*********************************

Serão de Cante Alentejano

Castro Verde



Ex.mo (a) Sr. (a)



Vimos por este meio informá-lo (a) do Serão de Cante Alentejano, a realizar dia 12 de Janeiro, no Cine-Teatro Municipal de Castro Verde, a partir das 21h30.



Castro Verde é terra de cante. Aqui homens e mulheres dão voz a uma manifestação que é traço de afirmação cultural e que faz do seu concelho uma peça importante no contexto do cante alentejano.



A Associação de Cante Alentejano “Os Ganhões” dinamiza o grupo coral e etnográfico “Os Ganhões” e em cada início de ano celebra o cante através da organização de um serão cultural.



Tendo como mote maior as vozes, o programa passa por um conjunto de modas que cantará temas do cancioneiro tradicional, como a natureza, o trabalho, a diáspora, e claro, os amores, não fosse “Oh Castro Terra de Amores!”.



Organização: ACA – Os Ganhões

Colaboração: Câmara Municipal de Castro Verde

Apoio: Cooperativa de Consumo. www.100luz.pt










Foto de LuPan - Flickr- Cuba





Foto de As Mais Recentes-Flickr- Ferreira do Alentejo



Foto de Wise Wolf - Flickr- Mértola

Em Janeiro os destaques vão para a exposição “Diário dos Sonhos” na Casa das Artes Mário Elias (de 6 a 20 de Janeiro), o IV Encontro de Empresários do Concelho (5 de Janeiro) e o Concerto de guitarra a solo de Juan Carlos León (26 de Janeiro).

Para o mês de Fevereiro a agenda destaca as comemorações da Casa das Artes Mário Elias, a Arte Non Stop e os concertos de música jazz (9 de Fevereiro) e de canto religioso alentejano (17 de Fevereiro).





Foto de Fr Antunes-Flickr- Moura



Foto de Vlapy-Flickr- Odemira



Foto de Ana Rita-Flickr- Ourique



Foto de Fotoamador-Flickr-Serpa



Foto de Fotoamador-Flickr- Vidigueira

Sem comentários: