11 setembro 2007

I-NOTÍCIAS DO BAIXO ALENTEJO - SETEMBRO






ALJUSTREL


Escavações e seminários

Investigadores nacionais e estrangeiros debatem Arqueologia no Museu Municipal

Nos próximos dias 11 a 20 de Setembro, terá lugar no Museu Municipal de Aljustrel, um ciclo de conferências de temática arqueológica, destinado a investigadores, estudantes e público em geral, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Aljustrel e da Universidade de Huelva.
Nestas conferências públicas irão também marcar presença estudantes das universidades de Coimbra e do Algarve que se encontram neste momento a participar, em Aljustrel, num Seminário de Arqueologia Prática.

Estes alunos estão integrados numa equipa de cerca de 10 arqueólogos espanhóis que, à semelhança do ano anterior, estão a proceder a escavações na Casa do Procurador, em Feitais/Azinhal, mas também junto à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, local que tem sido objecto de intervenção desde a década de 90 do século passado.

Recordamos que as escavações anteriores permitiram formular a hipótese que, em Aljustrel, na época romana, o tratamento do minério para obtenção de cobre era feito localmente. A configuração e dimensão das ruínas postas a descoberto, a existência de um forno, de escórias e de vestígios de concentrado de cobre são os principais indícios que corroboram a existência de uma oficina metalúrgica para tratamento de minério, construída de raiz, tida como única na Europa, até ao momento.

O desenvolvimento posterior das escavações torna-se essencial para aprofundar o conhecimento sobre a mineração, a metalurgia e a presença romana em Aljustrel.

Calendário de realização das conferências:
Dia 11 – 17 horas – Prof. Dr. Santiago Macias (Campo Arqueológico de Mértola)
“Cidades, aldeias e castelos. O sudoeste andaluz em época islâmica”

Dia 13 – 17 horas – Dr. Carlos Pedro (Câmara Municipal de Aljustrel)
“Património e Turismo Cultural”

Dia 14 – 15 horas – Dra. Alida Carloni Franca (Universidade de Huelva - Departamento de História 1 - Área de Antropologia)
“Antropologia da mulher mineira”
16 horas – Dr. Juan Manuel Carvajal Quirós (Universidade de Huelva - Departamento de História 1 - Área de Antropologia)
“Arqueologia Industrial na área mineira de Tharsis (Huelva – Espanha)

Dia 18 – 15 horas – Dr. Juan Luís Carriazo Rubio (Universidade de Huelva - Departamento de História 2 - Área de História Medieval)
“Fronteira e fortificações do território Onubense”

Dia 19 – 15 horas - Dr. Artur Martins (Câmara Municipal de Aljustrel)
“Aljustrel. História de uma mina”

Dia 20 – 15 horas – Prof. Dr. Juan Aurélio Pérez Macías (Universidade de Huelva - Departamento de História 1 - Área de Arqueologia)
“Registos arqueometalúrgicos no sudoeste ibérico”




ALJUSTREL



Um lugar ao Jazz em Aljustrel
Há bons motivos musicais entre os dias 14 e 16 de Setembro!

O Festival de Jazz está de regresso ao Auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel com a VI edição do JazzMin.
A programação cultural da Câmara no domínio da música é vasta e diversificada. Desde o tradicional ao moderno, nas suas múltiplas formas de expressão, passando pelo clássico, os espectáculos vão acontecendo ao longo do ano, em iniciativas específicas ou integrados em programas de eventos mais abrangentes.
Mesmo procurando, muitas vezes, ir ao encontro dos gostos mais massificados, a perspectiva da autarquia nunca é uma perspectiva comercial e frequentemente promove espectáculos porque, na ausência de outros promotores mais apropriados, essa é a única forma de proporcionar à população a música do seu agrado.
Mas, a política cultural da Câmara vai também no sentido da formação de novos gostos noutras áreas musicais, não se limitando a alimentar as preferências já instaladas e enraizadas, sem, naturalmente deixar de lhes dedicar a merecida atenção.
É, pois, no contexto desta política que surge o JazzMin, um festival baseado sobretudo em músicos nacionais, por onde já passaram e irão continuar a passar os seus maiores valores e assim acontecerá na sua próxima edição. Nomes como André Fernandes, Nelson Cascais, Bruno Pedroso, Miguel Martins, Carlos Barreto, João Salgueiro e Jeffery Davis, entre outros, prestigiam qualquer evento desta natureza.
Mas não são só os espectáculos que contam. Há um aspecto do festival que merece realce particular que é a sua parte pedagógica, mais virada para a formação musical propriamente dita, dirigida especialmente a jovens músicos amadores, mas não só, cuja participação nas respectivas acções de formação cresce de ano para ano em número e em entusiasmo.

JazzMin
Festival de Jazz de Aljustrel com programação de excelência


Pelo sexto ano consecutivo o mês de Setembro traz notas de improviso a Aljustrel. Durante os dias 14, 15 e 16 o Auditório da Biblioteca Municipal recebe, a partir das 21h30, bandas de jazz de renome no panorama nacional.
À semelhança do que aconteceu no ano anterior a Orquestra JazzMin abre o festival, sexta-feira, dia 14. Esta formação de músicos amadores nasce dos workshops realizados na semana que antecede o JazzMin.

Depois desta prestação musical, sobe ao palco a banda “COTTAS CLUB JAZZ BAND- Dixieland”. Estes seguem a linha musical Dixie, bem ao estilo genuíno de New Orleans, cidade berço do Jazz, lugar de grandes tradições nesta vertente musical. Um espectáculo divertido à boa maneira DIXIELAND.

Sábado, dia 15, a noite é da banda JEFFERY DAVIS QUARTETO. Jeffery Davis é um luso-canadiano, que estuda nos Estados Unidos, numa das mais prestigiadas escolas de jazz do mundo, a Berklee College of Music. O quarteto é constituído por músicos oriundos desta escola que já gravaram com os nomes mais proeminentes da actualidade.

No último dia de festival, domingo dia 16, o espectáculo está a cargo da banda MIGUEL MARTINS “KALEIDOSCÓPIO”. Deste grupo, que nasceu em 2004, faz parte um dos músicos de jazz mais consagrado de Portugal, o contrabaixista Carlos Barretto. O repertório é composto por temas originais dos membros do grupo que vão de encontro às novas tendências do jazz europeu.

Já esta segunda-feira, dia 10 de Setembro, têm início os workshops musicais para a constituição da Orquestra JazzMin. De referir ainda que até ao final deste festival está patente ao público, na sala polivalente do Auditório da Biblioteca Municipal, a exposição de fotografia de músicos jazz da autoria de João Henriques.



IMPROVISOS AO VIVO E EM EXPOSIÇÃO
Fotografias de músicos de Jazz

A Sala Polivalente do Auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe, entre 10 e 16 de Setembro, uma exposição de fotografia de músicos de jazz que conta com a assinatura de João Henriques.
Este fotógrafo freelancer tem-se dedicado nos últimos anos a fotografar este tipo de eventos, pois é um entusiasta deste género musical. Desta paixão já resultaram fotos que fazem parte dos trabalhos discográficos de Carlos Barretto, Carlos Bica e também, num futuro próximo, do músico norte-americano Ron Horton.
João Henriques traz a Aljustrel uma mostra de vinte fotografias, a preto e branco, para apreciar até ao último dia do festival de jazz. Momentos efémeros que só uma objectiva atenta consegue captar e imortalizar.


“Eu sei tudo” em Aljustrel



Exposição de escultura coloca o Homem no centro do mundo


“Eu sei tudo” é o título da exposição de escultura de João Castro Silva que vai estar patente ao público nas Oficinas de Animação Cultural de Aljustrel durante o mês de Setembro.
A cerimónia de inauguração está marcada para as 18h de quinta-feira na sala de exposições deste espaço cultural, numa organização entre a Câmara Municipal de Aljustrel e a Casa das Artes Museu Jorge Vieira.

João Castro Silva é licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa onde é assistente há cerca de 12 anos. Possuidor de um humor mordaz, o trabalho de João Castro Silva caracteriza-se por ter um carácter inconformista. A mostra “ Eu sei Tudo” associa o vigor dos homens de madeira à psique do desconhecido, lembrando um pouco a figura do Homem vitruviano de Leonardo Da Vinci, a que acrescenta ainda teatro e drama. A luz e o espaço tem um papel fundamental nesta mostra, pois permitem ao artista plástico expressar a história por detrás de cada peça do conjunto escultórico em questão.



Câmara Municipal adere ao Programa Território Artes 2007


A Câmara Municipal de Aljustrel celebrou um protocolo com o Instituto das Artes (Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes) com o objectivo de promover espectáculos e iniciativas culturais.

Aljustrel integra, assim, um conjunto de 77 Municípios que, até ao final de Dezembro, irão promover a realização de espectáculos e iniciativas culturais no âmbito do Programa Território Artes 2007.

Nesse sentido, estão já agendados para o próximo dia 26 de Setembro, pelas 21h30, a peça de teatro “Mistérios Bufos” pelo grupo Arte Pública, e no dia 11 de Outubro, o espectáculo “Maldita Matemática” da Associação Cultural - Dois Pontos, dirigido a alunos do 1.º ciclo, ambos no Auditório da Biblioteca Municipal.


A L M O D Ô V A R







A L V I T O




Jornadas sobre Olivais e Azeites
- do global ao local -

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo e Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal de Alvito promove, em parceria com os EGA-Estudos Gerais de Alvito, nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro, as Jornadas sobre Olivais e Azeites.
Subordinado ao tema “Olivais Antigos, sua Recuperação e Valorização”, este Encontro pretende reunir vários especialistas em matéria de Olivais e Azeites, num programa que visa igualmente a divulgação do património do concelho de Alvito.
Constitui também um fórum de reflexão sobre o Azeite enquanto promotor da riqueza e do desenvolvimento rural, aliado à possibilidade de incremento da oferta turística e gastronómica. Deverão, de igual modo, ser encontradas respostas para questões que se prendem com a recuperação de olivais antigos e sua manutenção.
O azeite é um elemento que apresenta uma riqueza de aromas e sabores que, aliados ao seu elevado valor nutritivo e propriedades antioxidantes naturais, fazem dele um verdadeiro néctar. Conhecer o azeite e as suas características é não só um prazer como a melhor maneira de o utilizar. No Alentejo, o azeite pode ser também o verdadeiro ouro líquido, como lhe chamou Homero.

Vila Nova da Baronia
Remodelação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Alvito adjudicou à firma Coveriva - Construção Venda e Revenda de Imóveis Vianenses, Ldª a Empreitada de remodelação do Centro de Saúde de Vila Nova da Baronia. A empreitada foi adjudicada pelo valor de 35.905,00 €, e pelo prazo de 90 dias.
Durante o período em que decorrem as obras de beneficiação deste importante equipamento social, o atendimento médico é efectuado nas instalações da Casa do Povo de Vila Nova da Baronia.

Alvito
Encerramento do Projecto "Ferias, desporto e animação"

No dia 1 de Setembro realizou-se o encerramento do projecto de férias desportivas 2007- "Férias, desporto e animação", promovido pelo Grupo Desportivo e Cultural de Alvito durante todo o mês de Agosto.
Neste projecto participaram mais de 40 jovens do concelho de Alvito, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.
Para assinalar o final do projecto, o Grupo Desportivo proporcionou aos jovens um dia na barragem do Monte Novo, em Évora, onde não faltou a animação e muitas actividades relacionadas com os desportos de natureza.
Fica a promessa de no próximo ano dar continuidade a projectos de animação e desporto durante as férias escolares.

Vila Nova da Baronia
Espectáculo de Teatro- “Não Venhas Atrás de Mim”





No próximo dia 28 de Setembro, pelas 21.30h será apresentada no Centro Cultural de Vila Nova da Baronia a peça de teatro “Não Venhas Atrás de Mim!...”, interpretada por Rosa do Canto e João Loy com encenação de Fernando Gomes.
Este espectáculo, baseado na obra Vida Privada de Mara Carvalho, foi apresentado no Brasil com grande sucesso, tendo como intérpretes a autora e o actor António Fagundes.
Na peça, os personagens Pedro e Vera avaliam um relacionamento de seis anos. O diálogo é motivado por uma confissão de adultério do marido. A inspiração tem como fonte imagens guardadas na memória: discussões em família, brigas de casais e desentendimentos com o marido. O espectáculo diverte com as situações caricatas, trágicas e idiotas que, pelo ridículo que encerram, a autora, o encenador e os actores transformam em humor.
Um espectáculo a não perder em Terras da Baronia de Alvito...






BARRANCOS



Exposição Colectiva de Artes Decorativas. 29 de Setembro a 29 de Outubro de 2007



Comparticipação Transportes Escolares - ENSINO SECUNDÁRIO - Ano lectivo 2007|08



As Normas de apoio financeiro, destinam-se aos alunos residentes na área do Município de Barrancos, que frequentam o ensino secundário regular, no domínio dos transportes escolares.

Da comparticipação prevista, poderão beneficiar os alunos do mesmo grau de ensino, que se encontrem matriculados em estabelecimentos de ensino profissional, desde que não sejam beneficiários de subsidio de transporte ou equivalente.



DESTINATÁRIOS: Alunos do Ensino Secundário residentes em Barrancos



QUANTITATIVO DA BOLSA A ATRIBUIR: 50% da despesa até ao limite de € 60,00/mês

(Setembro de 2007 a Julho de 2008)



PRAZO DE ENTREGA DAS CANDIDATURAS: 17Setembro a 4 de Outubro de 2007



REGULAMENTO APOIOS FINANCEIROS MODELO A MODELO B


PRÉMIO DE MÉRITO AOS MELHORES ALUNOS DA EBI - ano lectivo 2006|07




Para conhecimento geral, a Câmara Municipal de Barrancos pela deliberação nº 120/CM/2007, de 12/09, resolveu atribuir os Prémios de Mérito 2007 aos melhores alunos da Escola Básica Integrada de Barrancos.



Os prémios monetários, serão entregues em cerimónia pública a marcar oportunamente, e pagos em nome dos respectivos encarregados de educação ...[+]

"A OLHAR BARRANCOS " VII Concurso de Fotografia - Município de Barrancos


VII Concurso de fotografia do Município de Barrancos

"A olhar Barrancos"



CLASSIFICAÇÃO FINAL














B E J A











A Biblioteca Municipal de Beja e a Associação para a Defesa do Património da Região de Beja organizam de 17 a 23 de Setembro, pelo 9º ano consecutivo, as Palavras Andarilhas.
Em pano de fundo surge, este ano, a Feira do Livro e da Leitura onde haverá ateliers, oficinas de escrita, exposições de ilustração, cinema digital, espectáculos e conferências com autores do mundo lusófono como Ana Miranda e José Eduardo Agualusa.
No dia 19 de Setembro será inaugurado o Centro do Livro Infantil desenvolvido a partir da doação da biblioteca particular da escritora e especialista de Literatura para a Infância Natércia Rocha.
No dia 20 de Setembro tem início o IX Encontro de Aprendizes do Contar. Nesta data chegam à cidade de Beja mais de 50 especialistas em Narração e Promoção da Leitura. Destacamos a presença de Daniel Pennac que, pela primeira vez, dará uma conferência em Portugal.
De 20 a 22 de Setembro decorre o Festival de Narração onde narradores portugueses e estrangeiros trabalham com públicos de todas as idades contando não só nas escolas do concelho de Beja, mas também na Praça da República, unindo a palavra em muitos idiomas.
A partir do mesmo dia 20 de Setembro tem início a maior actividade de narração em Portugal – Estafeta de Contos – que, na última edição, envolveu mais de 60 bibliotecas públicas e escolares e milhares de crianças em todo o país.

As Palavras Andarilhas são já uma referência a nível nacional e internacional!

Informações adicionais em anexo. Para esclarecimento de qualquer dúvida, por favor contacte:

Sónia Ferreira
CMBeja / GIRP
284311800 (ext.1104)
969660253
comunicacao@paxjulia.org







O Pax Julia – Teatro Municipal reabre as suas portas no próximo Sábado, dia 15 de Setembro, com a apresentação do 3º trabalho discográfico do Fadista António Zambujo. Até final do mês apresentaremos cinema, teatro e algumas iniciativas do Festival do Amor.

15 | Música
ANTÓNIO ZAMBUJO – apresentação do 3º trabalho discográfico
21h30 | auditório | 10€ | M/6


Org Ocarina – Edições e Produções Musicais

23 | Teatro
LA BALSA DE PIEDRA a partir da obra Jangada de Pedra de José Saramago
Integrado na IX edição das Palavras Andarilhas
21h30 | Auditório | 5€ / 3,5€ | M/12
Co-produção Lendias D’Encantar, Teatro D’Dos e Câmara Municipal de Beja

24 | Cinema
LA VIE EN ROSE | M/12 | de Olivier Dahan com Marion Cotillard e Gerard Depardieu
21h30 | Auditório | 3€


25 e 26 | Teatro
LA BALSA DE PIEDRA a partir da obra Jangada de Pedra de José Saramago
Espectáculos para Escolas Secundárias mediante marcação pelo telefone 284 315 090
15h00 | Auditório | 1€
Co-produção Lendias D’Encantar, Teatro D’Dos e Câmara Municipal de Beja

De 28 a 30 | FESTIVAL DO AMOR
Org Região de Turismo Planície Dourada Produção Cocas Produções Apoio Câmara Municipal de Beja
www.festivaldoamor.com

Dia 28 |
Espectáculo a confirmar

Dia 29 | Teatro
AS VAMPIRAS LÉSBICAS DE SODOMA pela Companhia Teatral do Chiado
22h | auditório | 10€ | M/12



Dia 30 | Teatro
É POR AQUI com Alexandre da Silva, Sofia Duarte Silva, Paulo Duarte Ribeiro e Cátia Ribeiro
15h | auditório | € | M/16












CASTRO VERDE


PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2007 - CASTRO VERDE - 13 a 16 SETEMBRO






É já esta quinta-feira, 13 de SETEMBRO, que arranca mais uma edição da PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2007.

O primeiro dia do festival é marcado pela apresentação de duas edições: pelas 18h00, no Café Mediterrânico, tem lugar a apresentação do livro e a abertura da exposição "CIDADES DA ÁGUA"; pelas 21h30, o Fórum Municipal recebe a apresentação do DVD "BALDÃO NA FEIRA DE CASTRO" e ainda um encontro de cante ao baldão.

De 14 a 16, passam por Castro Verde nomes como Café Aman, La Gialleta, Lautari, Vaguement La Jungle e Galapiat. A par das músicas do Mediterrâneo, outras manifestações acontecem nestes dias: exposições, gastronomia, bailes, feiras e passeios ao ar livre.

Como sempre, o palco da Planície Mediterrânica reservará espaço para os grupos locais, assumindo-se como um veículo de afirmação e divulgação da nossa identidade local.



Programa
13 SET (qui)
Abertura da Exposição
Hardware + Software = Burros
Intervenção Artística
Residência Artística
Rua D. Afonso I
Patente ao público durante os dias
do festival
Apresentação do Livro e da
Exposição Cidades da Água
Texto: Miguel Rego. Pintura:
Manuel Passinhas
Café Mediterrâneo (Casa Faleiro)
//18h00
Co-organização: Editora 100 Luz
Apresentação do DVD
“Cante ao Baldão, O Grande
Desafio”
Encontro de Cante ao Baldão
Fórum Municipal// 21h30
Co-organização: Cortiçol. José Luis Jones


14 SET (sex)
Oficina
Danças Europeias
Fórum Municipal // 16h30
Oficina
Danças Turcas
Fórum Municipal // 18h00
Abertura
Exposição de Fotografia
My Jerusalem
de Rui Tremoceiro
Galeria Municipal (junto à Igreja
dos Remédios) // 18h30
Concerto
As Camponesas (Castro Verde)
Café Aman (Grécia – Turquia)
La Gialletta (País Basco / Itália /
Portugal)
Anfiteatro Municipal // 21h30
Baile
Fol & Ar (Portugal)
Tenda Marroquina (Largo do
Padrão) // 23h30


15 SET (sáb)
Uma Pitada de Sol
Biologia no Verão
Construção de fornos solares e
confecção de almoço
CEA Vale Gonçalinho (inscrição
prévia e informações 286 328 309)
// 09h00
Organização: LPN
Roteiro
Castro a Pé
Visita ao Núcleo Urbano
Posto de Turismo // 10h00
Inscrição prévia (286328148)
Oficina
Danças Turcas
Fórum Municipal // 11h00
Oficina
Danças da Serra de Grândola
Fórum Municipal // 16h00
Apresentação do livro
“Água Pródiga“
Poesia de Margarida Morgado
Café Mediterrâneo (Casa Faleiro)
//17h30
Cante
Modas Ao Entardecer
Os Cardadores, Os Carapinhas,
Os Ganhões
Jardim do Padrão // 18h30
Concerto
Violas Campaniças (Portugal)
Lautari (Sicília – Itália)
Anfiteatro Municipal // 21h30
Baile
Gevende (Turquia)
Tenda Marroquina (Largo do
Padrão) // 23h30
Tiborna Mediterrânica
Bar do Largo do Padrão// 01h00


16 SET (dom)
Passeio
Moços Vamos Ao Campo!
Um passeio de tractor cheio de
sabores
Concentração: Praça da República
// 10h00
Inscrições limitadas (Posto de
Turismo 286 328 148)
Cantar de Boca Cheia
Almoço e Oficina de Cante
Associação de Cante Vozes das
Terra Brancas (Casével) // 12h30
Inscrições limitadas (Posto de
Turismo 286 328 148)
Oficina
Músicas de Baile Cantadas
Celina da Piedade e Papoilas
do Corvo
Fórum Municipal // 15h30
Cante e Baile
Danças da Serra de Grândola
As Papoilas do Corvo & Outros
Músicos
Tenda Marroquina (Largo do
Padrão) // 17h30
Espectáculo Novo Circo
Companhia Galapiat (França)
Rua D. Afonso I // 19h00
Co-organização “Escrita na Paisagem”
Concerto
Vaguement La Jungle (França)
Anfiteatro Municipal // 21h30






Concertos
Café Aman (Grécia / Turquia)

Seis músicos em palco. Alaúdes, “bouzukis”, “debarkis” e uma pitada de essência mediterrânica são a receita de “Café Aman”, um grupo de origens gregas e turcas cujo nome encontra inspiração nos famosos “cafés aman” de Smyrne, Atenas e Pireo, onde se tocava o “rebetiko”.

A virtuosidade instrumental e vocal, aliada à diversidade estilística musical apresentada por “Café Aman”, é a característica mais típica de um repertório que na história musical é recordado como o “canto popular urbano de Smyrne” (“Smyrneiko tragoudi”). Sonoridades que cruzam influências musicais gregas, turcas, armenas e judaicas num concerto dedicado às musicas da Ásia Menor.

Vaguement La Jungle (França)

Vêm de França e na bagagem trazem um autêntico cocktail fusionista.
Eles são “Vaguement La Jungle” e o que nos propõem é um universo sonoro selvagem e estimulante. Um caldeirão de culturas onde borbulham a musica cigana, árabe, judaica mas também o jazz e o rock’n’roll. Tudo, pronto a ser servido com uma boa dose de improviso, sarcasmo e boa disposição.

O quarteto conheceu-se em 2000, nas ruas de Nantes, e representa a nova vaga de artistas franceses símbolo das diferentes comunidades estrangeiras em França. A sua música arrasa fronteiras e cada concerto é um verdadeiro remédio contra o marasmo.
“Vaguement La Jungle”, uma aventura a escutar também com os olhos!

Lautari (Sicília - Itália)

Os “Lautari” são naturais de Catania, na Sicília. Formaram-se há mais de vinte anos e desde então têm vindo a empenhar-se na pesquisa e preservação do imenso material musical e poético típico da tradição siciliana.

Através do sincretismo de várias sonoridades e vários tipos de folclore popular, o grupo produziu um mix original e fascinante, tendo como base instrumentos provenientes das mais diversas regiões desde o bandolim, a bandola, a ciaramella e o maranzano da Sicília, à guitarra rítmica da Calábria, passando pela harpa celta e pelas percussões africanas.

La Gialleta (País Basco, Itália, Portugal)

Mimo Epifani, virtuoso italiano do “mandolino”, Maika e Sara Gomez, irmãs gémeas que tocam a típica percussão basca, a txalaparta, Erasmo Treglia, importante violinista da tradição da musica popular italiana e José Barros, do grupo Navegante, juntam-se neste projecto original do Sete Sóis Sete Luas, intitulado “La Gialleta”. Um espectáculo original que mais do que um dialogo entre culturas musicais mediterrânicas, será a música da cozinha mediterrânica. No final, o público fará parte da noite ao ser-lhe oferecida comida pan-mediterrânica preparada durante o concerto.

Polifonias e Viola Campaniça (Alentejo – Portugal)

A força inebriante do cante alentejano é intrínseca à voz que lhe dá vida. Dotado de uma mística expressividade, o cante é símbolo do Alentejo e resgata nos seus traços vivências calmas e tranquilas. Nesta Planície Mediterrânica, os corais do concelho elevam a sua voz entoando melodias que nos encaminham pela interioridade e pela nostálgica solenidade que os define e revela. Paralelamente, a Viola Campaniça tocará a poesia das letras aliada à harmonia da voz. A cada acorde reencaminhar-nos-á para um cantar impregnado de história e simbolismo, impondo-se uma vez mais como uma referência musical na tradição do Baixo Alentejo.

Novo Circo
Companhia de Novo Circo “Galapiat” (França)

Representam o novo circo e prometem um espectáculo arrojado.
Eles são os “Galapiat”, uma jovem companhia de circo francesa cujo nome significa “vagabundo”. Em palco, exploram com mestria técnicas circenses como a báscula ou o mastro chinês, acrobacias e outros malabarismos. Um espectáculo único, onde se revive a generosa hospitalidade da tradição circense mas também momentos lúdicos de puro virtuosismo.

Bailes
Fol&ar (Portugal)

Os Fol&ar criam bailes de danças tradicionais europeias que conseguem ser simultaneamente íntimos, pelos instrumentos utilizados e dinâmicos, pelas danças que abordam. O casamento da concertina, embaixatriz maior de muita da cultura popular do continente, com um contrabaixo ritmado e um violino lânguido, arrasta os corpos para um baile onde o tempo perde o sentido. Nas suas actuações incluem um repertório diversificado de músicas tradicionais europeias oriundas de Espanha, França, Reino Unido, Israel e, naturalmente, Portugal.

Gevende (Turquia)

Os Gevende são um grupo inovador no panorama musical turco. Instrumentos de tradição dialogam com outras sonoridades, um baixo ou um sopro. O seu espectáculo, que pode ser um concerto ou um baile, promete animar e traz a missão de nos ensinar a bailar músicas turcas.


Exposições

My Jerusalem
Fotografia Rui Tremoceiro

“A cidade de Jerusalém é há muito tempo o lugar mais decisivo do mundo. Terra Santa para as três religiões do livro (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo), foi nela que as coisas aconteceram ou é por ela que ainda acontecem. Jerusalém não é uma cidade só. São muitas e cada um constrói a sua. A minha Jerusalém pareceu-me uma prisão feita de pedras com muita gente diferente lá dentro.”

Cidades da Água
Pintura Manuel Passinhas

Hardware + Software = Burros
Instalação Fotográfica Oliveri Toscani

Oliveri Toscani tem trabalhos expostos por todo o mundo e foi director artístico das campanhas da Benetton. Para o Festival Sete Sóis Sete Luas criou esta instalação fotográfica sobre a obsessão pela tecnologia que se traduziu na necessidade de preservar uma espécie: o burro. O artista fotografou, em grande formato, 50 burros transmontanos, que agora vão invadir a Planície Mediterrânica.

Outras Iniciativas

Oficinas de Dança
São espaços de aprendizagem e convívio onde a dança é o mote central. Danças vindas da Turquia, da Europa Mediterrânica, da Serra de Grândola ou do Alentejo de outros tempos. O principal requisito para participar é disponibilidade.

Apresentação de Materiais

“Cante ao Baldão: O Grande Desafio”
Documentário gravado durante a Feira de Castro 2006, onde se retratam duas iniciativas em torno desta manifestação cultural tão genuína que é o Baldão, um cantar ao desafio onde o improviso se rege por regras claras.

“Cidades da Água”
Em “Cidades da Água” a imaginação invade o espaço do real na memória dos homens errantes. A paleta enorme de luz do mundo do Sul, que nos oferece Manuel Passinhas nas suas telas, é invadida na narrativa, que se pretende poética, criando uma ponte entre o imaginário, nas fronteiras do telúrico, e as emoções do real, que Miguel Rego procura transmitir.

“Água Pródiga”
Segundo livro de poesia da autora Margarida Morgado. Uma viagem às palavras do lado da vida…

Passeios & Ar Livre
São percursos para descobrir a planície de Castro Verde. Uns fazem-se a pé pelo núcleo urbano, outros de tractor pelos campos. Ainda há propostas para cozinhar com o sol, construindo para o efeito um forno solar. São iniciativas que necessitam de inscrição e que se informe previamente do que vai acontecer.

Cantar de Boca Cheia
Trata-se de uma Oficina de Cante que também é um almoço de confraternização. Será servido um prato da gastronomia tradicional que se fará acompanhar de modas alentejanas. Os animadores e o cozinheiro estão garantidos, quanto aos participantes que aceitarem o desafio, podem efectuar a sua inscrição.

Gastronomia
A cozinha tradicional alentejana volta a encontrar-se com a marroquina nos espaços do Restaurante Mediterrânico. Também os restaurantes de Castro Verde apresentam nas suas ementas propostas regionais. O Café Mediterrânico, um espaço de lazer para matar o tempo, servirá doçaria tradicional, chá verde, café, sumo de laranja e música ambiente.

Entrada Livre.
Organização: Câmara Municipal de Castro Verde. Associação Sete Sóis Sete Luas. Associação PédeXumbo. Colaboração: Associações do Concelho e Escrita na Paisagem. Apoio: Rádio Castrense, Região de Turismo Planície Dourada.




Debate a 17 de Setembro: Que Sistema de Gestao para a Distribuiçao da Agua em Alta? - Castro Verde



C U B A






FERREIRA DO ALENTEJO




Feira dias 14 - 15 e 16 de Setembro



M É R T O L A







A Câmara Municipal de Mértola volta a aderir à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros com o tema “Melhores Ruas para as Pessoas”. De 21 a 22 de Setembro a Vila de Mértola será palco de um conjunto de iniciativas que visam, principalmente, promover as ruas e espaços públicos como sítios prioritários para os peões.






M O U R A





Feira anual de Setembro / XXVII Feira do Artesanato

13 a 16 de Setembro


A 27ª Feira do Artesanato/Feira tradicional de Setembro será inaugurada no próximo dia 13, às 19 horas, no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Moura.

Este ano o certame contará com 86 expositores de várias regiões do país, como Espinho, Portalegre, Cartaxo, Caldas da Rainha, Albufeira e S. João da Madeira, entre outras. Do concelho de Moura estarão presentes 22 artesãos, alguns dos quais vão trabalhar ao vivo, à semelhança do que acontece com artesãos de outras regiões.

A Feira constitui uma oportunidade de mostrar as potencialidades do concelho de Moura na área do artesanato, mas também a capacidade de organização de eventos que contribuem para o seu desenvolvimento social e económico.

Paralelamente realiza-se a Feira de Setembro, feira tradicional que completa este ano 705 anos. Foi a 19 de Maio de 1302 que D. Dinis atribuiu a Carta de Feira à então vila de Moura. Apesar de centenas de anos de uma contínua evolução, a feira de Setembro ainda mantém algumas das suas tradições mais remotas, constituindo-se igualmente como o ponto de convergência de milhares de visitantes.




ODEMIRA


ZONA RIBEIRINHA É PALCO PARA MOSTRA DE ARTES PLÁSTICAS
Segunda, 13 Agosto 2007
A Associação Local de Artistas Plásticos – Sopa dos Artistas, em colaboração com o Município de Odemira vai promover um evento artístico de nível internacional intitulado “Arte no Rio” que estará patente na Zona Ribeirinha entre 29 de Setembro e 29 de Outubro.

A iniciativa “Arte no Rio” irá decorrer em diversos pontos da zona ribeirinha de Odemira ao longo de um mês, e tem por principal objectivo aproximar a população das artes plásticas, dando a conhecer as suas mais diversas formas de expressão.
A participação neste evento será aberta a todos os artistas nacionais e estrangeiros, com trabalhos em diferentes expressões plásticas. Os participantes poderão optar por apresentar trabalhos previamente executados ou optar por executar e expor obras a desenvolver no local (instalação).
Os artistas plásticos interessados em participar no evento “Arte no Rio”deverão apresentar à organização o seu port-fólio em papel e fotos dos trabalhos a concurso, no caso de exposição de trabalhos prévios, ou a descrição e esquema do projecto a realizar no local, com referências às técnica e materiais usados, bem como as dimensões.
A selecção dos trabalhos ficará a cargo de um júri que será constituído por artistas plásticos, bem como um representante do Município de Odemira. Os artistas seleccionados recebem um prémio de participação no valor de 700,00 euros.
A inscrição deverá ser efectuada até ao próximo dia 7 de Setembro para a Associação Sopa dos Artistas, Quinta de Arco Íris – Seladinhas, Apartado 21, 7630-908 S. Teotónio ou por e-mail sopadosartistas@gmail.com . Na mesma deverão constar os seguintes elementos de identificação pessoal: nome, morada, nacionalidade, número de telefone e e-mail e também o seu curriculum vitae.


SEMANA GASTRONÓMICA DA CAVALA NO CONCELHO DE ODEMIRA
Sexta, 14 Setembro 2007

Entre os dias 25 e 30 de Setembro, será promovida uma semana gastronómica em diversos restaurantes do concelho de Odemira, dedicada à cavala, espécie de alto valor nutricional e de preço acessível, capturada em abundância ao largo da costa alentejana e que permite confeccionar pratos de especial sabor bastante apreciados a nível local.







O U R I Q U E



Site em construção



S E R P A



MUNÍCIPES CONTRIBUEM PARA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
Os munícipes do concelho de Serpa vão ser chamados a pronunciar-se sobre o orçamento da Autarquia para 2008 durante o mês de Setembro.



A iniciativa é precedida pelo envio de um guia explicativo do Orçamento Participativo e por reuniões preparatórias com as juntas de freguesia e os conselhos municipais.
As reuniões públicas decorrerão em todas as localidades e serão apoiadas com um inquérito por questionário onde os munícipes, além da reunião, poderão deixar expressas as suas prioridades (ver mapa das reuniões).
Assim, a meio do mandato iniciado em 2005, a população tem oportunidade de se pronunciar sobre as obras, iniciativas culturais e desportivas, espaços verdes e urbanismo, entre outras, que considera importantes e/ou prioritárias para a sua qualidade de vida, para a melhoria da sua terra e para o desenvolvimento do seu concelho.
Na continuidade das anteriores campanhas Participar desenvolvidas pela Câmara Municipal de Serpa e iniciadas em 2003, o Orçamento Participativo é um instrumento de participação pública tendo por base os processos de democracia participativa.
As reuniões decorrem durante o mês de Setembro, sempre às 19h00, com a seguinte calendarização: dia 13 em Brinches na Sociedade 1º de Junho; dia 14 em Vila Nova de S. Bento no Salão Polivalente; dias 17 e 20 em Serpa no Cineteatro Municipal e no Centro de Convívio de Salvador, respectivamente; dia 21 em Pias no Salão Polivalente; dia 22 em Vale de Vargo no Salão Polivalente e no dia 24 em Vila Verde de Ficalho no Salão Polivalente.

VIDIGUEIRA



Site sem movimento.













3 comentários:

Conceição Paulino disse...

céus, deixaste-me com água na boca.
Tantos e bons eventos. É bom ver k o nosso Alentejo está a mexer.
Muito e no bom sentido.
Parabéns pela qualidade do Blog e pelo trabalhão k implica o qual K sei fruto de amor à nossa terra-mãe.
Bjs
Luz e paz

Conceição Paulino disse...

céus, deixaste-me com água na boca.
Tantos e bons eventos. É bom ver k o nosso Alentejo está a mexer.
Muito e no bom sentido.
Parabéns pela qualidade do Blog e pelo trabalhão k implica o qual K sei fruto de amor à nossa terra-mãe.
Bjs
Luz e paz

BF disse...

Lumife
mais uma vez parabéns.

Conheço mal Aljustrel, só lá fui uma única vez a casa do meu futuro sobrinho... Mas deu para perceber que é uma terrinha bem simpática.
Em Maio também fui visitar umas ruina romanas na zona de Beja, Pegões, e fiqei com pena de não se fazerem mais estudos, novas escavações. Está um pouquinho abandonado. Afinal é a história de todos nós merecia melhor tratamento.

Beijinhos
BF