28 novembro 2007

IV - NOTÍCIAS DO BAIXO ALENTEJO - DEZEMBRO

A L J U S T R E L

Foto de Monte Milharadas



ENCONTROS COM A ESCRITA
A Imperfeição do Amor

Joaquim Mestre é o escritor convidado pela Biblioteca Municipal de Aljustrel para apresentar a sua última obra “A imperfeição do Amor “ no próximo dia 6 de Dezembro, pelas 21h30.





Exposição colectiva de gravuras

A Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe entre 17 de Novembro e 15 de Dezembro a exposição colectiva de Mário Jorge Rodrigues, José Catrola, Odete Silva, Ana Paula Dourado, Carlos Amado e Fernando Veríssimo. A inauguração desta mostra intitulada “Gravura 6” tem lugar sábado, dia 17, a partir das 16:30.

Projecto Educativo do Museu Municipal

“Passo a passo conheço Aljustrel. A mina e as suas histórias”





No âmbito do projecto educativo do Museu Municipal denominado “Passo a passo conheço Aljustrel...A mina e as suas histórias” realiza-se no próximo dia 7 de Dezembro as comemorações do dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.

A referida actividade tem início pelas 21h30 com a inauguração da exposição intitulada “Histórias e memórias da mina”. Segue-se uma peça de teatro com as crianças do CAIM “As viúvas dos mineiros” e a actuação do Grupo Coral do Sindicato dos Mineiros. Antes da ceia pode-se ainda apreciar um espectáculo de hip hop. No mesmo contexto e na mesma data, durante a manhã, realizam-se visitas guiadas aos espaços mineiros. Uma iniciativa dirigida aos alunos das escolas do concelho de Aljustrel.

Este novo plano de actividades pretende alterar o quadro tradicional do museu, modificando a habitual rotina e integrando novas dinâmicas, quer no museu, quer na população, sem, no entanto, desvirtuar o seu principal objectivo enquanto museu. Assim, procura despertar a curiosidade e o interesse da população pelo património e tradições locais designadamente no que diz respeito à herança cultural proveniente da exploração mineira.

Estão ainda previstas outras actividades de cariz pedagógico como ateliers de expressão plástica, teatro, visitas de estudo, espectáculos e exposições. Este projecto conta com a parceria do AVECA- Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho de Aljustrel, Casa da Cultura de Beja, Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel e a empresa Pirites Alentejanas.

Artes plásticas
Imaginário infantil em exposição nas Oficinas


O Tintim, o Capuchinho Vermelho, a Minnie e muitas outras personagens das histórias infantis são os protagonistas da exposição que vai ser inaugurada dia 14 de Dezembro, pelas 18h, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural. Trata-se de uma mostra da autoria de Eugénia Rosa, intitulada “Pedaços de vida, memórias, alegrias, devoções”.



As suas telas são caixas abertas que mostram através do vidro cores e formas apelativas como se de guloseimas se tratasse. As imagens transportam-nos para as memórias de infância, recordam-nos alegrias e surgem diante dos olhos como pedaços de vida com a força das devoções.



Esta mostra vai estar patente ao público até 29 de Dezembro na sala polivalente do espaço Oficinas. Entradas livres.



Tertúlia nas Oficinas
DECO alerta para segurança do brinquedo




Nesta época festiva do Natal, as brincadeiras estão na ordem do dia. Por essa razão a segunda tertúlia que se realiza dia 13 de Dezembro, pelas 21 horas, no espaço Oficinas tem como mote a segurança dos brinquedos.

Quando compramos um presente para as nossas crianças devemos estar atentos às características do brinquedo, por exemplo peças pequenas que se soltam e que podem ser engolidas, ou materiais fracos que se partem facilmente e se transformam em verdadeiras lâminas aguçadas.

Ao contrário do que se possa pensar, as lojas da especialidade não são necessariamente garantia de segurança. Segundo o último estudo levado a cabo pela DECO mesmo nesses locais, mais de metade das brincadeiras representam perigo para a integridade física dos mais pequenos.

Para melhor compreendermos o alcance e a importância desta questão estará presente nesta tertúlia Maria Helena Guerra, responsável da delegação de Évora da DECO.









ALMODÔVAR


Dia 10 - Teatro para alunos das escolas
Dia 15 - Festa do Natal do Idoso Almodôvar
Dia 16 - Festa do Natal do Idoso Rosário
Dia 16 - Festa do Natal do Idoso Semblana
Até 16 - Exposição de Romão Peres
Dia 18 - Natal na Aldeia dos Fernandes
Dia 22 - Lançamento do CD dos Malteses - Vagueando




A L V I T O



Natal com Música em Alvito

No próximo dia 16 de Dezembro realiza-se na Igreja Matriz de Vila Nova da Baronia um concerto de Natal com o Duo Encore, pelas 18 horas.

O Duo Encore é uma formação de música de câmara constituída por intérpretes com habilitações superiores nos instrumentos de guitarra e clarinete.

Esta formação interpreta obras de todas as épocas da história da música, desde Bach a Debussy, passando por Haendel, Purcell, Schubert, não esquecendo compositores de carácter mais descontraído mas igualmente virtuosos, como Astor Piazzola ou Heitor Villa-Lobos.

José Micael, tem uma licenciatura em guitarra pela Escola Superior de Música de Lisboa, e lecciona desde 2000 no Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Fernando Pernas, é licenciado em clarinete também pela Escola Superior de Música de Lisboa, sendo clarinestista da Banda Sinfónica da GNR e professor de clarinete do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
O Duo Encore conta com cinco anos de existência e concertos realizados um pouco por todo o país (Lisboa, Setúbal, Palmela, Ericeira, Castro Verde, Vila Viçosa, entre outros).


foto de Luís Miguel Pereira


“Estados de Alma”
Exposição de Artes Decorativas

Está patente na Biblioteca Municipal de Alvito, até ao dia 17 de Dezembro, a exposição de Artes Decorativas “Estados de Alma”, da autoria de Conceição Martins e Dulce Pereira, professoras na Escola Profissional de Alvito.
“Estados de Alma” é o resultado de uma forma de estar na vida caracterizada pela simplicidade e genuinidade, valorização da amizade e dos pequenos gestos.
Nos tempos livres, estas professoras dedicam-se a uma paixão comum, as Artes Decorativas. É entre tintas e pincéis que as suas mentes descansam, viajam e se entregam horas a fio, muitas vezes noite fora até ser dia.
Até dia 17 de Dezembro, de 2ª feira a Sábado esta exposição pode ser apreciada na Biblioteca Municipal de Alvito.


************************** ************************



Câmara Municipal de Alvito Assina Protocolo com AMBAAL

Considerando a importância que os municípios atribuem à promoção do desenvolvimento regional e local e ao apoio ao desenvolvimento empresarial e atendendo à necessidade de criar e dinamizar o Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico, a Câmara Municipal de Alvito assinou um protocolo de colaboração com a Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral de forma a integrar a Rede de GADE´s do Baixo Alentejo, cujo principal objectivo é potencializar e dinamizar o trabalho em parceria entre os diversos municípios que fazem parte integrante da Rede.
Este projecto tem em vista a prossecução dos seguintes objectivos:
- Criar um banco de dados, com vista ao aumento do nível de conhecimento e de informação disponível;
- Organizar e realizar colóquios, seminários e debates, que foquem assuntos relacionados com problemáticas sentidas a nível local e cujos destinatários finais sejam os agentes económicos;
- Dar especial atenção à Promoção e ao Marketing, com vista à dinamização dos GADE´s e à divulgação dos seus serviços no apoio aos agentes sociais e económicos público ou privados, através da criação de um stand promocional e da elaboração de cadernos da rede GADE com o fim de caracterizar a região, estimular os investidores e empreendedores da região ou do exterior, a investir e a dinamizar o tecido empresarial da mesma.



Exposição- Alvito
"O Meu Brinquedo - A Criatividade da Criança Africana".

No próximo dia 3 de Dezembro abre ao público, no Centro Cultural de Alvito, pelas 18h, a exposição "O meu brinquedo - A criatividade da criança africana".
Esta exposição, cedida pela OIKOS, estará patente até ao dia 30 de Dezembro no seguinte horário: 3ª a Sábado – 9.00h às 12.30h e das 14h às 17.30h.
“O meu brinquedo - A criatividade na criança africana”, composta por 76 brinquedos originais construídos por crianças africanas, constitui um dos muitos contributos para comparar, encurtar distâncias e provocar intercâmbios entre as culturas das crianças de alguns países africanos e a das crianças europeias.

“Crianças africanas que o pessoal de voluntariado encontra todos os dias nas aldeias, na rua ou no centro de saúde. Estes são os garotos a quem nós pedimos os brinquedos que eles criaram e modelaram, para os mostrar às nossas crianças. Para que também elas os possam admirar. Para que aqueles de entre nós, adultos, que não tiveram a abençoada sorte de se encontrar face a face com esta realidade, possam, assim, ter uma oportunidade de reflectir. A Exposição “O meu brinquedo – A criatividade da criança africana” é fruto da colaboração entre Organizações Não Governamentais de cinco países europeus: Espanha (Intermón), França (Aliança das Uniões Cristãs de Juventude), Grécia (Salvai as Crianças), Itália (L.V.I.A.) e Portugal (OIKOS, Cooperação e Desenvolvimento



Câmara apoia jovens licenciados

A Câmara Municipal de Alvito vai acolher e acompanhar, a partir do dia 30 de Novembro, quatro (4) estagiárias que frequentam a especialização em “Gestão, Organização e Funcionamento das Autarquias Locais”, promovida pelo Centro de Formação Profissional de Beja. As estagiárias Anabela Serrano Raminhos e Filomena Maria Descalço Santos (licenciadas em Serviço Social), Raquel Cristina Caetano Domingues Baleizão (licenciada em Ensino da Matemática e Ciências da Natureza) e Maria José Oriola Bicho Cantigas Rosa (licenciada em Psicologia) irão desenvolver um plano de estágio, durante cerca de 3 meses, com o objectivo de adquirirem novas competências na área autárquica, que lhes permita entrar no mercado de trabalho, mais facilmente

Foto de Portuguese-Eyes



Município de Alvito assume presidência da AMCAL

O Presidente da Câmara de Alvito, João Paulo Trindade, é o novo Presidente do Conselho Directivo da AMCAL – Associação de Municípios do Alentejo Central.

A AMCAL engloba os municípios de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, compreendendo 21 freguesias, 1740 Km2 e 27 000 habitantes.

A principais actividades desenvolvidas pela Associação são o abastecimento de água, o tratamento e valorização de resíduos sólidos, a metrologia, a cartografia digital e o saneamento. É também da sua responsabilidade a gestão do projecto Rota do Fresco.

No início do actual mandato autárquico, as Câmaras que constituem o Conselho Directivo acordaram sobre a rotatividade da presidência da AMCAL. Assim, Cuba manteve a presidência no 1º ano, a que se seguiu Viana do Alentejo, sendo agora a vez de Alvito assumir o próximo ano de mandato.



Município de Alvito integra Comissão no PO Regional do Alentejo

Foram já indicados os representantes dos municípios nos diversos órgãos previstos no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional - QREN. Assim, João Paulo Trindade, Presidente da Câmara de Alvito, foi proposto pelos municípios da NUT III do Baixo Alentejo para pertencer à Comissão de Aconselhamento Estratégico do Programa Operacional Regional do Alentejo. A Comissão Directiva do mesmo programa terá como representantes os municípios de Rio Maior e do Redondo

B A R R A N C O S


Foto de Hugo M.M.Valério- 1º Classificado do VII Concurso de Fotografia do Município de Barrancos




B E J A


XV Galeria Aberta
ENCONTRO DE ARTES - Pintura | Escultura | Desenho | Gravura | Serigrafia | Fotografia
De 3 Novembro a 20 de Dezembro de 2007


CASTRO VERDE



C U B A





FERREIRA DO ALENTEJO


"Cidades para a Vida - cidades contra a pena de morte"
À semelhança do ano passado, a Amnistia Internacional Portugal pretende assinalar mais um dia de iniciativas com vista à sensibilização das populações para a questão da pena de morte.
Este ano, a Coligação Mundial contra a Pena de Morte , da qual a Amnistia Internacional faz parte, volta a apoiar a iniciativa mundial "Cidades para a Vida" organizada pela Comunidade de Sant, Egídio.
A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo associa-se também a esta iniciativa e, no dia 30 de Novembro de 2007, a Praça Comendador Infante Passanha na nossa vila, estará simbólicamente iluminada, juntando-se desta forma ao apelo mundial para a abolição da pena de morte e exprimindo assim a afirmação do valor Vida.

Comunidade de Sant' Egidio - Campanha Mundial contra a pena de morte


Workshop “Introdução à Permacultura”
Organizado pela ESDIME decorre nos próximos dias 1 e 2 de Dezembro de 2007 no Centro Cultural Manuel da Fonseca em Ferreira do Alentejo, um workshop de permacultura, durante o qual, serão abordadas as seguintes temáticas:
- estratégias de estudo e aprendizagem;
- ecologia cultivada;
- a água na paisagem;
- árvores e florestas;
- solos;
- climas;
- edifícios e estruturas;
- estruturas não visíveis e workshop de planificação.







M É R T O L A

Dezembro

Dia 8
Trio de Metais
Cine-teatro Marques Duque - 21h30

Dia 19
Guitarra a solo
Museu de Arte Sacra - 21h30






Câmara combate despovoamento com incentivos fiscais aos jovens e às empresas




A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Mértola aprovaram, por unanimidade, um conjunto de benefícios fiscais na aquisição de imóveis, com o objectivo de incentivar a fixação de jovens no concelho.

Ficam isentos de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis jovens entre os 18 e os 35 anos, de prédio ou fracção autónoma de prédio urbano no concelho de Mértola, destinado exclusivamente a primeira habitação própria permanente, desde que o valor sobre o qual incidirá o imposto não ultrapasse os valores máximos de habitação a custos controlados de 50 por cento. Além de isentar os jovens, esta medida contempla as empresas que adquiram prédios ou fracções autónomas afectos duradouramente à actividade das empresas.

Todos os interessados em usufruir deste benefício devem solicitar à Câmara uma declaração onde conste que cumprem todos os requisitos para a isenção fiscal e que não beneficiaram anteriormente de idêntico benefício. A declaração deve ser apresentada no acto da escritura do imóvel.

Esta medida está prevista no Estatuto dos Benefícios Fiscais, de modo a combater a desertificação e recuperação do desenvolvimento nas áreas do interior.









M O U R A

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA



3 DE DEZEMBRO

Um protocolo a assinar no dia 3 de Dezembro, às 16 horas, entre a Câmara Municipal de Moura e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Moura (APPACDM), irá permitir a três utentes daquela instituição entrarem na vida activa, em serviços da autarquia mourense. Além destes, a Câmara de Moura havia já integrado dois utentes que há um ano se encontram a trabalhar na piscina coberta e no jardim Dr. Santiago.

Também no dia 3 de Dezembro, às 10 horas, no Largo General Humberto Delgado, utentes da APPACDM e das escolas de Moura participarão num atelier de partilha, que consiste na construção de uma árvore de Natal gigante.

Estas são acções que assinalarão o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, das quais faz ainda parte, no dia 2 de Dezembro, a deslocação de 27 utentes da APPACDM de Moura ao Estádio de Alvalade, para assistirem a um jogo do Sporting Clube de Portugal. Esta iniciativa insere-se no projecto “Padrinhos Desportivos”, que fazia parte do projecto Inter-Agir, já terminado, mas ao qual a Câmara de Moura quis dar continuidade.


vi edição da feira da vinha e do vinho

7 a 9 dezembro em amareleja



A Escola das Cancelinhas vai acolher este ano, entre os dias 7 e 9 de Dezembro, a VI Feira da Vinha e do Vinho de Amareleja.

Estarão presentes os produtores da freguesia que, uma vez mais, irão demonstrar a qualidade dos seus vinhos, através das diversas provas que irão ter lugar ao longo dos três dias de feira.

O certame, que já entrou no calendário dos enófilos da região, contará ainda com animação musical, nomeadamente, com a actuação de grupos corais, bandas de música e de outros grupos.

A organização é da Câmara de Moura e da Junta de Freguesia de Amareleja.


projecto ifeiras

Parceiros mostram respectivos territórios em exposição fotográfica



LOCAL : PARQUE MUNICIPAL DE FEIRAS E EXPOSIÇÕES

7 A 16 DE DEZEMBRO



Fotos do fotógrafo mourense Zambrano Gomes integram uma exposição fotográfica que está a ser promovida pelos parceiros do Projecto IFEIRAS, a qual estará patente ao público em Moura entre os dias 7 e 16 de Dezembro, no Parque de Feiras e Exposições.


exposiÇÃO PRÉMIOS SALÚQUIA ÀS ARTES


1 A 23 DEZEMBRO_ LOCAL: IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - CASTELO DE MOURA

O Presidente da Câmara Municipal de Moura, José Maria Prazeres Pós-de-Mina, tem o prazer de convidar V. Exa. para a gala de entrega dos Prémios Salúquia às Artes que se realiza no dia 1 de Dezembro, pelas 16:00, no Cine-Teatro Caridade, e para a inauguração da exposição dos trabalhos premiados que se realiza, no mesmo dia, às 17:00, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, no Castelo de Moura.


teatro fórum de moura



O Teatro Fórum de Moura estreia a sua nova criação intitulada "Alentejanos de Todo o Mundo" (texto original e encenação de Jorge Feliciano), no dia 15 de Dezembro de 2007.

Será também a inauguração oficial do novo espaço do Teatro Fórum de Moura, a Sala Salúquia, situada no Bairro da Salúquia.

Este espectáculo estará em cena até ao dia 23 de Dezembro e depois entrará em digressão nacional.

" alentejanos de todo o mundo" em cena de 15 a 23 de dezembro


CÂMARA E INETI ASSINAM PROTOCOLO PARA A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS




Foi assinado um protocolo entre a Câmara de Moura e o INETI – Instituto Nacional de Engenharia Tecnologia e Inovação, com vista à colaboração mútua na gestão dos recursos hídricos subterrâneos do concelho, em particular na direcção técnica das Termas de Moura.







O D E M I R A



PROMOÇÃO DA BANDA DESENHADA NA BIBLIOTECA DE ODEMIRA
Segunda, 15 Outubro 2007
Divulgar a Banda Desenhada junto da população odemirense é o objectivo da segunda edição do BDTECA, que vai decorrer na Biblioteca Municipal de Odemira e em várias escolas do concelho entre os meses de Outubro e Dezembro. Um concurso de banda desenhada, uma feira da especialidade, workshop’s, acções de formação e exposições serão as iniciativas a desenvolver, da responsabilidade do Município de Odemira.




DEZEMBRO

Dia 21 - Feira Anual em Odemira















O U R I Q U E

Não tem site

S E R P A



FEIRA DO VINHO EM PIAS
De 30 de Novembro a 3 de Dezembro o vinho de Pias está em destaque.

Durante três dias a Freguesia de Pias celebra o 'deus baco' acompanhado da gastronomia local. Dedicada às actividades vitivinícola e vinícola a Feira do Vinho inclui ainda expositores ligados a outras actividades económicas da freguesia. Do programa constam música, provas de vinho, e passeios BTT.

25 ANOS DE PATINAGEM NO CONCELHO DE SERPA
Um desfile de patinadores e uma demonstração iniciam as comemorações de 25 anos "sobre rodas", no Concelho, no dia 8 de Dezembro 2007.

Às 15 horas, um desfile de patinadores irá percorrer o seguinte percurso: Cineteatro, Avenida da Paz, Avenida Capitães de Abril e Parque Desportivo) e acaba numa demosntração.

Às 20 horas, um jantar evocativo dos 25 anos de Patinagem, Velocidade, Artística e Hóquei, juntará atletas, dirigentes e instituições ligados à modalidade. As inscrições para o jantar estão abertas, no Posto de Turismo de Serpa, até ao dia 3 de Dezembro, mediante o pagamento de 15 euros.

PATINADORES DE SERPA NO MUNDIAL DA AUSTRÁLIA
Os atletas do Sport Clube - Patinagem Artística obtiveram o 5º lugar.

O par de dança constituído por Madalena Bule e Tiago Galego, obteve o 5º lugar no Campeonato do Mundo de Patinagem Artística disputado em Gold Coast, na Austrália. Os patinadores serpenses, que recentemente se sagraram vice-campeões europeus, integraram a selecção nacional, tendo competido na categoria de juniores. O título desta disciplina foi obtido por um par italiano, seguido por dois pares estado-unidenses.



VIDIGUEIRA


Site da Câmara municipal da Vidigueira sem movimento.

23 novembro 2007

BAIXO ALENTEJO-“OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO"


OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO BAIXO ALENTEJO

Acção de Promoção - Hotel Tivoli Tejo – Lisboa

A Região de Turismo Planície Dourada, em parceria com os Municípios da região, vai realizar no próximo dia 26 de Novembro, pelas 15h00, no Hotel Tivoli Tejo, em Lisboa, uma Acção de Promoção sobre as Oportunidades de Investimento no Baixo Alentejo.
O Município de Alvito estará presente nesta importante iniciativa, de forma a proporcionar informação institucional sobre o território concelhio, e de apresentar as oportunidades de investimento no concelho.

PROGRAMA

ACÇÃO DE PROMOÇÃO
“OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO BAIXO ALENTEJO”

26 de Novembro de 2007
Hotel Tivoli Tejo – Lisboa

15h00 – Recepção dos convidados e entrega das pastas

15h30 – Sessão de abertura - Baixo Alentejo: um espaço aberto ao
investimento
16h00 – Apresentação das oportunidades em carteira
(indicação dos projectos por tipo e por concelho)

16h30 – Workshop e Atendimento da RTPD e das Autarquias

18h00 – Prova de produtos regionais

07 novembro 2007

III - NOTICIAS DO BAIXO ALENTEJO - NOVEMBRO




A L J U S T R E L

Exposição de fotografias



“Alqueva – paisagem que muda, povo que espera”




As Oficinas - Formação e Animação Cultural inauguram no próximo dia 9 de Novembro, às 17h30, a exposição de fotografias, a preto e branco, de Miguel Proença “Alqueva – paisagem que muda, povo que espera”.

****************


Serão literário
Poesia e guitarra clássica



A Biblioteca Municipal de Aljustrel e a Direcção-Geral dos Livros e da Biblioteca promovem no próximo dia 9 de Novembro pelas 21h30, uma sessão cultural com o Grupo Gaveta, que apresenta “ODE - Projecto de Composição Poética”.

*******************



*********************************************************



A L M O D Ô V A R














****************************************************************


A L V I T O










Plano de Actividades e Orçamento 2008




No âmbito do modelo de gestão participada que tem vindo a implementar, a Câmara Municipal de Alvito convida todos os munícipes a darem a sua opinião e a discutirem os principais projectos / actividades e orçamento para 2008, no próximo dia 17 de Novembro, às 15 horas, na Junta de Frequesia de Vila Nova da Baronia.

***************************************************

B A R R A N C O S






********************************************



B E J A









********************




arte pública

corpo, voz, razão, emoção
em PROCESSOS CRIATIVOS INTEGRADOS
workshop
23, 24, 25 Novembro
Beja, Casa da Cultura





Poderemos deduzir que muitos dos desequilíbrios de ordem emocional e física do ser adulto resultam de uma flagrante ausência de Consciência Corporal e de Consciência Espacial, de défice das Capacidades de Expressão e de Comunicação, e de bloqueios inibidores da Energia Criadora – a Energia necessária a cada um de nós - para a construção e para a transformação de realidades.

Este é um Programa de sensibilização à consciência Corporal, Vocal, Emocional e Intelectual - tendo em vista a autoregulação energética e o incremento da atitude e actividade Criativas.



Gisela Cañamero arte pública 2007

Criadora de espectáculos, encenadora e dramaturga, tem um percurso marcado por intensa actividade enquanto pedagoga.

Tem orientado inúmeros workshops, seminários e disciplinas na formação inicial e complementar de diversas áreas profissionais e em Pós Graduações, nos domínios do Teatro na Educação, Teatro Musical, Movimento e Drama, da Didáctica e Prática Pedagógica, em Criação Teatral, em Processos Criativos Integrados, em Práticas para a Performance e em Criatividade- em Portugal e em Espanha, bem como proferido dezenas de Comunicações em Encontros.

Desenvolve actividade artística na Companhia arte pública, na qual exerce a Direcção Artística, dando particular relevo às práticas de miscenização das linguagens cénicas, e à atenção na Formação de Públicos e à sensibilização destes para o fenómeno da criação artística - e da Criatividade enquanto pulsão inerente à vida e à actividade humana.
OBJECTIVOS:



Sintonizar a consciência corporal - do ser eu no aqui e agora;

Afinar a percepção espacial e as inferências com os outros;

Reconhecer bloqueios - corporais, vocais, de rigidez nas crenças e/ou aculturações - e afinar os instrumentos próprios de expressão e de comunicação;

Estimular a capacidade inventiva e a produtividade e fluidez na ideiação;

Reconhecer-se como ser criativo, expressivo e original;

Flexibilizar os padrões de pensamento;

Projectar soluções através da abordagem criativa às situações problemáticas.


INSCRIÇÕES:
unicamente por e-mail, para
artepublica@gmail.com

indicar:
nome, idade, ocupação
e razão da inscrição

PÚBLICO-ALVO:

para todos os que

desejem aprofundar a consciência do eu numa perspectiva holística e integradora;

queiram trabalhar as suas potencialidades expressivas e criativas de um modo transversal a várias áreas de actividade;

sintam a necessidade de renovar as suas práticas e de incrementar as suas energias criadoras;

procurem estratégias para – em casa, com a família ou no local de trabalho - instaurar um clima criativo, participativo e de confiança.
Certificado
será passado um Certificado de Frequência a quem cumprir a totalidade da Formação. TOTAL HORAS: 10h I 23 Nov 21.30h/23.30h
II 24 Nov 14.30h/16.30h
III 24 Nov 17.00h/19.00h
IV 25 Nov 14.30h/16.30h
V 25Nov 17.00h/19.00h

Obs:
o workshop tem um nº limitado de vagas;
as inscrições serão aceites por ordem de entrada. VALOR DA INSCRIÇÃO:50€

nota:
o pagamento é efectuado antes da 1ª sessão;
no 1º dia os formandos deverão chegar às 21.00h.

e-mail: artepublica@gmail.com

96.4781436
http://www.arte-publica.net

*********************

.: DANÇA
“Life” – O espectáculo da Companhia de Dança Contemporânea de Évora traduz uma reflexão do passado, do presente e do futuro. Uma procura constante do verdadeiro valor da vida. Direcção de Nélia Pinheiro.
Dia(s): 24 de Novembro, 21h30
Local: PAXJULIA Teatro Municipal de Beja
Informações – Tel.: 284 315 090 / E-mail: geral@paxjulia.org


*************************************************




CASTRO VERDE








No IX Aniversário do Lumière, comemoramos a sua existência entre nós. Novembro é por isso o mês em que reforçamos a actividade cinematográfica em Castro Verde, com filmes que passam pelas freguesias, numa óptica de descentralização cultural. Nesta data especial, damos também destaque a alguns filmes presentes no DocLisboa 2007 e voltamos a ter entre nós personalidades do panorama cinematográfico português. O Lumière fez o convite e os actores Rogério Samora e Ana Moreira, juntamente com o realizador Jorge Cramez, vão estar em Castro Verde para a apresentação do seu último filme – “O Capacete Dourado”.

PROGRAMA:


* A Casa do Barqueiro

Realização: Jorge Murteira

7 Dezembro. 21h30. Cine-Teatro Municipal



* As Duas Faces da Guerra

Realização: Diana Andringa

16 Novembro. 21h30. Cine-Teatro Municipal







* Memórias Vivas do Cinema

Espectáculo Musical e Multimédia

30 Novembro – Cine-Teatro Municipal – 21h30



* À Conversa com…

Jorge Cramez, Rogério Samora e Ana Moreira

Fórum Municipal – 24 Novembro – 21h30


************************************************



C U B A






Feira

Realiza-se sempre pelo S. Martinho
Realizou-se em 11 de Novembro de 2004 pela primeira vez.
É uma feira temática que reúne o comércio dos frutos secos, vinho, artesanato, flores, oliveira e desporto. Este feira conta com o apoio da Ass. Terras Dentro, Ministério da Agricultura entre outras entidades que promovem a problemática do desenvolvimento rural das regiões.

**************************************


FERREIRA DO ALENTEJO









**************************


M É R T O L A



Olhares sobre a Mina de S. Domingos em exposição






O Cine-teatro da Mina de S. Domingos abre as portas ao público de 13 de Outubro a 18 de Novembro para receber a exposição alusiva à localidade, intitulada “Mina de S. Domingos – Olhares sobre um lugar”, com trabalhos de António Cunha, Helena Lousinha e Jean Pierre dos Santos.

A exposição apresenta os olhares dos três artistas sobre os habitantes, as ruínas e o quotidiano de S. Domingos, através de trabalhos de pintura, fotografia e som.


*******************************************************







M O U R A





.:TEATRO
"Aljubarrota: A Padeira Torta" – Autoria de Jorge Feliciano. Canto e representação cómica de uma padeira que nasceu em Faro, passou por Moura, foi raptada por um Sultão e muito mais até se fixar em Aljubarrota onde sete pobres espanhóis tiveram o azar de a encontrar. Apresentações do grupo Teatro Fórum de Moura seguidas de atelier de expressão plástica.
Dia(s): de 15 a 30 de Novembro
Horário: Ateliers – segunda a sexta-feira feira às 10:30 e às 14:30 mediante marcação prévia de escolas do ensino básico ou outros grupos organizados.
Org. : Teatro Fórum de Moura
Informações – Tel.: 285 254 464 / E-mail: teatrofmoura@gmail.com / http://teatroforumdemoura.blogspot.com/


******************************************************




O D E M I R A






Tradições e Costumes” do concelho de Odemira é o tema da exposição de fotografia que vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, entre os dias 20 de Outubro e 19 de Novembro, em resultado do concurso nacional de fotografia promovido pelo Município de Odemira e pela Associação “Sopa dos Artistas”.


**********************************************************



OURIQUE



NOTA: Não tem site nem tenho outras informações.


***********************************************************



S E R P A






TEATRO
“Valsa n.º 6” – de Nelson Rodrigues (Baal 17) , com Encenação de Nelson Rodrigues Filho e Interpretação de Telma Saião. É um monólogo carregado de dramaticidade. Sónia é uma menina que acaba de completar 15 anos. Estudou nos melhores colégios, é educadíssima e tem uma obsessão pela Valsa Nº 6, de Chopin
Dia(s): de 29 e 30 de Novembro
Local: Cineteatro Municipal de Serpa
Org. : Baal 17
Informações – Tel.: 284 549 488 / Web: http://www.baal17.pt/


***********************************************************


VIDIGUEIRA





Site sem movimento





28 setembro 2007

II-NOTÍCIAS DO BAIXO ALENTEJO - OUTUBRO



A L J U S T R E L







12 de OUTUBRO:

EXPOSIÇÃO
UM PERCURSO DUMA HISTÓRIA S/ TÍTULO
de Fernando Felgueiras
Inauguração dia 12 de Outubro (sexta-feira) às 18,00 horas
Até 4 de Novembro



Cá estamos de volta, passado que está o Verão e com temperaturas mais amenas.
Durante o mês de Setembro tivemos já algumas actividades, nomeadamente uma exposição de escultura de João Castro Silva intitulada eu sei tudo e um espectáculo de música do grupo Mediterranic Ensemble no pátio ao ar livre das Oficinas.
Entretanto reiniciaram também as classes de yôga e de hip hop / danças urbanas continuando o trabalho interrompido no Verão.

23 de Outubro

WORSHOP DE BANDA DESENHADA
3as e 5as, das 19,00 às 21,00 horas
Início dia 23 de Outubro



Estão já abertas as inscrições para o worshop de Banda Desenhada que se iniciará dia 23 de Outubro e que decorrerá até final de Novembro, todas as terças e quintas-feiras das 19,00 às 21,00 horas. O atelier será essencialmente prático e será ministrado por Paulo Monteiro, autor de BD e responsável pela direcção da BeDeteca de Beja. Depois de terminado o workshop haverá um encontro mensal. Número mínimo de inscrições: 4. Custo total do worshop: 15 euros (5 euros no acto da inscrição mais 10 euros no início de Novembro).

Fernando Felgueiras é largamente conhecido pela criação de capas para as Publicações D. Quixote. O papel é a base da sua actividade criativa e esta exposição é disso um exemplo.
«Nada é irrevogável para o artista, porque são os seus sentimentos, fortemente presentes, que motivam o “espectáculo” plástico e expressivo! Ele assume a não identificação de cada obra – s/ título. (…) Na verdade cada observador poderá identificar, segundo as suas memórias e vivências, diferentes leituras – tudo está em aberto… (do catálogo).
Esta exposição resulta da colaboração com a Casa das Artes / Museu Jorge Vieira de Beja.

Terão início em Outubro algumas acções de formação promovidas por diversas entidades, a decorrer nas Oficinas. Informe-se.


Workshop de fotografia, ministrado por João Branco



Workshop de teatro

… e outras de que informaremos no próximo mês.

******************************************************************************

ALMODÔVAR

Novas escavações nas Mesas do Castelinho


O Sítio Arqueológico das Mesas do Castelinho, situado na freguesia de Santa Clara a Nova, Almodôvar, está a ser alvo de uma nova frente de escavações no terreno.

As operações arrancaram em Setembro e contam com o apoio da Câmara de Almodôvar, que atribuiu à equipa responsável pela intervenção – arqueólogos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, uma verba de cinco mil euros para apoiar os trabalhos de campo, uma vez que “o Programa de Intervenção das Mesas do Castelinho foi cancelado pelo organismo central que tutela o Património Construído”.

*******************************************************************************


A L V I T O




Um certame de grande tradição instituído, de acordo com documentos existentes, em 1579, mas ainda assim, há outros dados que dão conta que Alvito já tinha uma feira em 1295 no reinado de D.Dinis.
Os séculos foram passando e ao contrário daquilo que aconteceu noutros pontos do Alentejo e até do País, a Feira dos Santos, em Alvito, conseguiu sobreviver e alcançar uma grande notoriedade.
A Feira dos Santos é a última que se realiza em cada ano na região alentejana. Tal facto, aliado à sua intensa actividade comercial, contribui para o enorme prestígio de que desfruta na região.

Esperamos por si!







PROGRAMA


31 Outubro (4ª Feira)
19h00 – Abertura oficial da XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais
21h30 – Espectáculo musical com ORTIGÕES no Palco da Feira
23h00 - Festa Bacardi/Caipirinha no “Club Casa de Alvito” (Org.: Chico d’Alvito)
24h00 – Fecho da XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais
02h00 – Fecho dos Bares da Feira

01 Novembro (5ª Feira - Feriado)

9h00 - Reabertura da XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais
10h00 – Abertura de exposição de Antiguidades e Velharias para leiloar na Galeria de Arte (Largo das Alcaçarias, 3A)
15h30 - Leilão de Antiguidades e Velharias na Galeria de Arte (Largo das Alcaçarias, 3A)
15h30 – Actuações dos grupos de Cante Coral Alentejano do Concelho de Alvito
17h00 – Concerto pela Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Alvito
21h00 – Espectáculo musical com CAMPOS DO ALENTEJO no Palco da Feira
24h00 – Fecho da XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais
02h00 – Fecho dos Bares da Feira

02 Novembro (6ª Feira)

10h00 – III Corta-Mato Escolar – CECA 2007. S. Romão (Org.: CECA e CNA)
18h00 - Reabertura da XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais




20h30 – Reflexão/Debate sobre “Contribuição dos Partidos Políticos para as Práticas de Cidadania” no Centro Cultural de Alvito
22h30 - Espectáculo de FADO VADIO, com a actuação de MARIA DOS SANTOS e ANTÓNIO PINTO BASTO no Stand do Município de Alvito (interior da tenda)
23h00 - Festa Karaoke no “Club Casa de Alvito” (Org.: Chico d’Alvito)
23h00 – Fecho da XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais
24h00 – Fecho dos Bares da Feira

03 Novembro (Sábado)

14h00 – Reabertura da XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais
14h30 – Inauguração da Rota de Sant’Águeda e Marcha dos Santos (Org.: CNA)
17h00 –3º Festival Etnográfico dos Santos (Org.: INATEL Beja)
21h30 - Actuação dos COUPLE COFEE, no Palco da Feira
23h00 - Festa de encerramento Feira dos Santos 2007 no “Club Casa de Alvito” (Org.: Chico d’Alvito)
23h00 – Encerramento da XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais
24h00 – Fecho dos Bares da Feira

04 Novembro (Domingo)

09h00 – Abertura do Secretariado do 3º CROSSALVITO (Org.: Clube Natureza de Alvito)
10h00 – Inicio do 3º CROSSALVITO (Org.: Clube Natureza de Alvito)
14h00 – Reabertura da XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais
18h00 – Encerramento da XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais

Visite a exposição de pintura e escultura de Óscar Alves e Domingos Oliveira
no Centro Cultural de Alvito.






20 de Outubro

A “Cozinha do Outono” é o tema do próximo Curso de Cozinha Alentejana, promovido pela Fundação Alentejo-Terra Mãe, a decorrer no próximo dia 20 de Outubro, sábado, na Quinta dos Prazeres em Alvito.

Durante aquela que será a primeira aula após o interregno das férias de verão, os participantes terão a oportunidade de aprender a confeccionar e provar as seguintes iguarias: Pézinhos de porco de coentrada; Arroz de Pato; e Farófias.

Os Cursos de Cozinha são organizados pelo CEDIGA – Centro de Divulgação e Investigação do Alentejo, órgão operacional da Fundação, e coordenados por Maria Antónia Goes, autora de diversos livros na área da gastronomia e culinária alentejanas. As ementas são elaboradas com referência às épocas mais propícias e apropriadas às respectivas tradições alentejanas.

As receitas desta iniciativa, à semelhança dos cursos anteriores, revertem a favor de crianças desfavorecidas e jovens em risco social.

Para efeitos de inscrição e eventuais esclarecimentos, os interessados deverão contactar os serviços administrativos da Fundação na Rua dos Penedos, n.º 13-B, Páteo da Fundação, 7000-531 Évora, ou através do telefone 266 746 754/fax: 266 703 040, ou ainda via e-mail: fundacao@alentejo-terramae.pt.

**************************************************************



XII Mostra de Serviços e Produtos Locais e Regionais
Feira dos Santos

31 de Outubro e 1, 2, 3 e 4 de Novembro

A Câmara Municipal de Alvito está a organizar a XII Mostra de Produtos e Serviços Locais e Regionais, que irá decorrer entre os dias 31 de Outubro e 4 de Novembro integrada na tradicional Feira dos Santos, em Alvito.
Para mais informações sobre a Mostra e o Regulamento de participação consulte www.cm-alvito.pt


************************************************************








C A S T R O V E R D E

05 e 06 de Outubro

Formação Ambiental 2007

Introdução à Astronomia

LPN - Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho


LPN-Liga para a Protecção da Natureza
Sede Nacional
Estrada do Calhariz de Benfica, 187
1500-124 Lisboa
Portugal
Telefone: 21 778 00 97 / 21 774 01 55 / 21 774 01 76
Telemóvel: 964 656 033 / 918 947 553
Fax: 21 778 32 08
Endereço electrónico: lpn.natureza@lpn.pt
Página electrónica: www.lpn.pt




ACTIVIDADES BIBLIOTECA MUNICIPAL MANUEL DA FONSECA
OUTUBRO / NOVEMBRO 2007



08 de Outubro, 21H30. na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca

CONFERÊNCIA : Imperialismo tardio e capitalismo contemporâneo:Trabalho, Política e Cultura pela Profª Drª Virgínia Fontes


14 de Outubro – 09H30

Desmatematicando
Grupo do Sótão

Tomando como base o livro “Pequeno Livro da Desmatemática”, de Manuel António Pina, pretende-se levar as crianças à criação de novos poemas sobre vários temas alusivos à matemática, procurando-se uma interligação entre as duas disciplinas base do ensino em Portugal.

Público-alvo: 4º, 5º e 6º ano de escolaridade.
Duração: 3 horas



23 de Outubro, 21H30

À Conversa com...
Rosa Lobato Faria

Apresentação do livro da escritora “Prenúncio das Águas” por Carlos Pinto Coelho.

"Dotada de uma esplendorosa imaginação gótica, Rosa Lobato de Faria evidencia, como poucos romancistas, o poder, típico dos grandes ficcionistas, de aprisionar com firmeza o leitor no interior do seu fascinante universo, "fechando-o", durante duas ou três horas, a qualquer contacto com o mundo "cá de fora". Um notabilíssimo talento." — Eugénio Lisboa


08 de Novembro, 21H30

ODE
Projecto de Composição Poética pelo “Grupo Gaveta”

O livro e a língua portuguesa são o ponto de partida com uma guitarra pelo meio. Promover a leitura como fonte de conhecimento e incentivar à descoberta dos livros e dos seus criadores. Desafiar a imaginação, alimentar a criatividade e fazer com que cada espectáculo seja sempre original e único.


Público-alvo: Jovens adultos e adultos. Duração: 50 minutos


10 de Novembro, 21H30

Encontro com Alfredo Saramago
Magusto Literário com Animação Musical

Alfredo Saramago, gastrónomo e autor de vários livros de gastronomia e vinhos, como “Os prazeres de Alfredo Saramago”, estará presente nesta iniciativa na véspera de São Martinho.



13 de Novembro 10H30 e 15H00

Biblioteca Sensível Itinerante
Associação Cultural Truta

Promover o livro e a leitura, através da exploração não convencional do livro enquanto objecto. Trata-se de um encontro entre contadores e crianças, onde se tenta reinventar novas formas de ler. Nas prateleiras desta biblioteca habitam livros feitos de pão, folhas, madeira, vento, animadas pelo gesto e a voz dos seus contadores. As mais estranhas histórias saem dos livros mais incríveis... apenas podemos confiar na nossa imaginação.



22 de Novembro, 21H30

“Água Pródiga”
Apresentação do Livro de Margarida Morgado

Sussurros escritos em páginas em branco numa qualquer mesa de esplanada da cidade de Évora. Relatos, pensamentos e sentimentos de uma vida vivida em muitos outros sítios que lhe dão a riqueza da diversidade.
“Água Pródiga” é o segundo livro da autora que encantou com as suas palavras poéticas. Desabafos e olhares de uma mulher que nos “provou que a vida é para ser vivida com amor, contemplação e paciência. Criticar o quanto baste, para ter o direito de ser livre e poder dizer: Estou aqui!” (cit. Lurdes Nobre).
Margarida Morgado nasceu em Olhão, em 1932. Cedo a sua família mudou-se para Évora, onde se viria a licenciar em Sociologia. Seguiu para a Bélgica e tirou uma pós-graduação em Sociologia de Sistemas Simbólicos. A sua vida fez-se e faz-se pelas ruas do mundo. Foi professora em Angola, Alemanha e França. No pós 25 de Abril voltou a Portugal onde se empenhou durante 15 anos na Comissão da Condição Feminina.


********************************************************************************
FERREIRA DO ALENTEJO

Maior lagar de azeite do mundo vai nascer em Ferreira do Alentejo

O maior lagar de azeite do mundo, com capacidade para produzir uma média de 25 mil toneladas por ano, vai ser construído no concelho de Ferreira do Alentejo, numa área total de cerca de 4, 5 hectares e num investimento global previsto de 16 milhões de euros.

O lagar, promovido pela empresa Alenlagar, propriedade de cinco sócios espanhóis, vai ser criado de raiz no Monte da Oripa, integrado no futuro Parque Agro-industrial do Penique, perto de Odivelas, concelho de Ferreira do Alentejo.

Segundo Felipe Silvela, responsável da Alenlagar, trata-se do «maior lagar do mundo», com uma capacidade total de produção de azeite «três vezes superior à do actual maior lagar», situado em Málaga (Espanha) e que produz «cerca de oito mil toneladas por ano».

O lagar deverá começar a funcionar em duas fases, sendo que na primeira, durante a campanha olivícola 2008/2009, apenas com metade da capacidade total, irá transformar 750 toneladas de azeitona por dia. Na segunda fase, na campanha olivícola 2009/2010, já a laborar em pleno, o lagar vai poder transformar 1.500 toneladas de azeitona por dia.
****************************************************************************





S E R P A

Serpa melhora Centro Histórico


A Câmara Municipal de Serpa vai reabilitar a centro histórico da cidade.

Rebaixamento de passeios e repavimentação de algumas artérias são algumas obras para a reforma urbana daquela área.

************************************************************************

11 setembro 2007

I-NOTÍCIAS DO BAIXO ALENTEJO - SETEMBRO






ALJUSTREL


Escavações e seminários

Investigadores nacionais e estrangeiros debatem Arqueologia no Museu Municipal

Nos próximos dias 11 a 20 de Setembro, terá lugar no Museu Municipal de Aljustrel, um ciclo de conferências de temática arqueológica, destinado a investigadores, estudantes e público em geral, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Aljustrel e da Universidade de Huelva.
Nestas conferências públicas irão também marcar presença estudantes das universidades de Coimbra e do Algarve que se encontram neste momento a participar, em Aljustrel, num Seminário de Arqueologia Prática.

Estes alunos estão integrados numa equipa de cerca de 10 arqueólogos espanhóis que, à semelhança do ano anterior, estão a proceder a escavações na Casa do Procurador, em Feitais/Azinhal, mas também junto à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, local que tem sido objecto de intervenção desde a década de 90 do século passado.

Recordamos que as escavações anteriores permitiram formular a hipótese que, em Aljustrel, na época romana, o tratamento do minério para obtenção de cobre era feito localmente. A configuração e dimensão das ruínas postas a descoberto, a existência de um forno, de escórias e de vestígios de concentrado de cobre são os principais indícios que corroboram a existência de uma oficina metalúrgica para tratamento de minério, construída de raiz, tida como única na Europa, até ao momento.

O desenvolvimento posterior das escavações torna-se essencial para aprofundar o conhecimento sobre a mineração, a metalurgia e a presença romana em Aljustrel.

Calendário de realização das conferências:
Dia 11 – 17 horas – Prof. Dr. Santiago Macias (Campo Arqueológico de Mértola)
“Cidades, aldeias e castelos. O sudoeste andaluz em época islâmica”

Dia 13 – 17 horas – Dr. Carlos Pedro (Câmara Municipal de Aljustrel)
“Património e Turismo Cultural”

Dia 14 – 15 horas – Dra. Alida Carloni Franca (Universidade de Huelva - Departamento de História 1 - Área de Antropologia)
“Antropologia da mulher mineira”
16 horas – Dr. Juan Manuel Carvajal Quirós (Universidade de Huelva - Departamento de História 1 - Área de Antropologia)
“Arqueologia Industrial na área mineira de Tharsis (Huelva – Espanha)

Dia 18 – 15 horas – Dr. Juan Luís Carriazo Rubio (Universidade de Huelva - Departamento de História 2 - Área de História Medieval)
“Fronteira e fortificações do território Onubense”

Dia 19 – 15 horas - Dr. Artur Martins (Câmara Municipal de Aljustrel)
“Aljustrel. História de uma mina”

Dia 20 – 15 horas – Prof. Dr. Juan Aurélio Pérez Macías (Universidade de Huelva - Departamento de História 1 - Área de Arqueologia)
“Registos arqueometalúrgicos no sudoeste ibérico”




ALJUSTREL



Um lugar ao Jazz em Aljustrel
Há bons motivos musicais entre os dias 14 e 16 de Setembro!

O Festival de Jazz está de regresso ao Auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel com a VI edição do JazzMin.
A programação cultural da Câmara no domínio da música é vasta e diversificada. Desde o tradicional ao moderno, nas suas múltiplas formas de expressão, passando pelo clássico, os espectáculos vão acontecendo ao longo do ano, em iniciativas específicas ou integrados em programas de eventos mais abrangentes.
Mesmo procurando, muitas vezes, ir ao encontro dos gostos mais massificados, a perspectiva da autarquia nunca é uma perspectiva comercial e frequentemente promove espectáculos porque, na ausência de outros promotores mais apropriados, essa é a única forma de proporcionar à população a música do seu agrado.
Mas, a política cultural da Câmara vai também no sentido da formação de novos gostos noutras áreas musicais, não se limitando a alimentar as preferências já instaladas e enraizadas, sem, naturalmente deixar de lhes dedicar a merecida atenção.
É, pois, no contexto desta política que surge o JazzMin, um festival baseado sobretudo em músicos nacionais, por onde já passaram e irão continuar a passar os seus maiores valores e assim acontecerá na sua próxima edição. Nomes como André Fernandes, Nelson Cascais, Bruno Pedroso, Miguel Martins, Carlos Barreto, João Salgueiro e Jeffery Davis, entre outros, prestigiam qualquer evento desta natureza.
Mas não são só os espectáculos que contam. Há um aspecto do festival que merece realce particular que é a sua parte pedagógica, mais virada para a formação musical propriamente dita, dirigida especialmente a jovens músicos amadores, mas não só, cuja participação nas respectivas acções de formação cresce de ano para ano em número e em entusiasmo.

JazzMin
Festival de Jazz de Aljustrel com programação de excelência


Pelo sexto ano consecutivo o mês de Setembro traz notas de improviso a Aljustrel. Durante os dias 14, 15 e 16 o Auditório da Biblioteca Municipal recebe, a partir das 21h30, bandas de jazz de renome no panorama nacional.
À semelhança do que aconteceu no ano anterior a Orquestra JazzMin abre o festival, sexta-feira, dia 14. Esta formação de músicos amadores nasce dos workshops realizados na semana que antecede o JazzMin.

Depois desta prestação musical, sobe ao palco a banda “COTTAS CLUB JAZZ BAND- Dixieland”. Estes seguem a linha musical Dixie, bem ao estilo genuíno de New Orleans, cidade berço do Jazz, lugar de grandes tradições nesta vertente musical. Um espectáculo divertido à boa maneira DIXIELAND.

Sábado, dia 15, a noite é da banda JEFFERY DAVIS QUARTETO. Jeffery Davis é um luso-canadiano, que estuda nos Estados Unidos, numa das mais prestigiadas escolas de jazz do mundo, a Berklee College of Music. O quarteto é constituído por músicos oriundos desta escola que já gravaram com os nomes mais proeminentes da actualidade.

No último dia de festival, domingo dia 16, o espectáculo está a cargo da banda MIGUEL MARTINS “KALEIDOSCÓPIO”. Deste grupo, que nasceu em 2004, faz parte um dos músicos de jazz mais consagrado de Portugal, o contrabaixista Carlos Barretto. O repertório é composto por temas originais dos membros do grupo que vão de encontro às novas tendências do jazz europeu.

Já esta segunda-feira, dia 10 de Setembro, têm início os workshops musicais para a constituição da Orquestra JazzMin. De referir ainda que até ao final deste festival está patente ao público, na sala polivalente do Auditório da Biblioteca Municipal, a exposição de fotografia de músicos jazz da autoria de João Henriques.



IMPROVISOS AO VIVO E EM EXPOSIÇÃO
Fotografias de músicos de Jazz

A Sala Polivalente do Auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe, entre 10 e 16 de Setembro, uma exposição de fotografia de músicos de jazz que conta com a assinatura de João Henriques.
Este fotógrafo freelancer tem-se dedicado nos últimos anos a fotografar este tipo de eventos, pois é um entusiasta deste género musical. Desta paixão já resultaram fotos que fazem parte dos trabalhos discográficos de Carlos Barretto, Carlos Bica e também, num futuro próximo, do músico norte-americano Ron Horton.
João Henriques traz a Aljustrel uma mostra de vinte fotografias, a preto e branco, para apreciar até ao último dia do festival de jazz. Momentos efémeros que só uma objectiva atenta consegue captar e imortalizar.


“Eu sei tudo” em Aljustrel



Exposição de escultura coloca o Homem no centro do mundo


“Eu sei tudo” é o título da exposição de escultura de João Castro Silva que vai estar patente ao público nas Oficinas de Animação Cultural de Aljustrel durante o mês de Setembro.
A cerimónia de inauguração está marcada para as 18h de quinta-feira na sala de exposições deste espaço cultural, numa organização entre a Câmara Municipal de Aljustrel e a Casa das Artes Museu Jorge Vieira.

João Castro Silva é licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa onde é assistente há cerca de 12 anos. Possuidor de um humor mordaz, o trabalho de João Castro Silva caracteriza-se por ter um carácter inconformista. A mostra “ Eu sei Tudo” associa o vigor dos homens de madeira à psique do desconhecido, lembrando um pouco a figura do Homem vitruviano de Leonardo Da Vinci, a que acrescenta ainda teatro e drama. A luz e o espaço tem um papel fundamental nesta mostra, pois permitem ao artista plástico expressar a história por detrás de cada peça do conjunto escultórico em questão.



Câmara Municipal adere ao Programa Território Artes 2007


A Câmara Municipal de Aljustrel celebrou um protocolo com o Instituto das Artes (Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes) com o objectivo de promover espectáculos e iniciativas culturais.

Aljustrel integra, assim, um conjunto de 77 Municípios que, até ao final de Dezembro, irão promover a realização de espectáculos e iniciativas culturais no âmbito do Programa Território Artes 2007.

Nesse sentido, estão já agendados para o próximo dia 26 de Setembro, pelas 21h30, a peça de teatro “Mistérios Bufos” pelo grupo Arte Pública, e no dia 11 de Outubro, o espectáculo “Maldita Matemática” da Associação Cultural - Dois Pontos, dirigido a alunos do 1.º ciclo, ambos no Auditório da Biblioteca Municipal.


A L M O D Ô V A R







A L V I T O




Jornadas sobre Olivais e Azeites
- do global ao local -

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo e Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal de Alvito promove, em parceria com os EGA-Estudos Gerais de Alvito, nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro, as Jornadas sobre Olivais e Azeites.
Subordinado ao tema “Olivais Antigos, sua Recuperação e Valorização”, este Encontro pretende reunir vários especialistas em matéria de Olivais e Azeites, num programa que visa igualmente a divulgação do património do concelho de Alvito.
Constitui também um fórum de reflexão sobre o Azeite enquanto promotor da riqueza e do desenvolvimento rural, aliado à possibilidade de incremento da oferta turística e gastronómica. Deverão, de igual modo, ser encontradas respostas para questões que se prendem com a recuperação de olivais antigos e sua manutenção.
O azeite é um elemento que apresenta uma riqueza de aromas e sabores que, aliados ao seu elevado valor nutritivo e propriedades antioxidantes naturais, fazem dele um verdadeiro néctar. Conhecer o azeite e as suas características é não só um prazer como a melhor maneira de o utilizar. No Alentejo, o azeite pode ser também o verdadeiro ouro líquido, como lhe chamou Homero.

Vila Nova da Baronia
Remodelação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Alvito adjudicou à firma Coveriva - Construção Venda e Revenda de Imóveis Vianenses, Ldª a Empreitada de remodelação do Centro de Saúde de Vila Nova da Baronia. A empreitada foi adjudicada pelo valor de 35.905,00 €, e pelo prazo de 90 dias.
Durante o período em que decorrem as obras de beneficiação deste importante equipamento social, o atendimento médico é efectuado nas instalações da Casa do Povo de Vila Nova da Baronia.

Alvito
Encerramento do Projecto "Ferias, desporto e animação"

No dia 1 de Setembro realizou-se o encerramento do projecto de férias desportivas 2007- "Férias, desporto e animação", promovido pelo Grupo Desportivo e Cultural de Alvito durante todo o mês de Agosto.
Neste projecto participaram mais de 40 jovens do concelho de Alvito, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.
Para assinalar o final do projecto, o Grupo Desportivo proporcionou aos jovens um dia na barragem do Monte Novo, em Évora, onde não faltou a animação e muitas actividades relacionadas com os desportos de natureza.
Fica a promessa de no próximo ano dar continuidade a projectos de animação e desporto durante as férias escolares.

Vila Nova da Baronia
Espectáculo de Teatro- “Não Venhas Atrás de Mim”





No próximo dia 28 de Setembro, pelas 21.30h será apresentada no Centro Cultural de Vila Nova da Baronia a peça de teatro “Não Venhas Atrás de Mim!...”, interpretada por Rosa do Canto e João Loy com encenação de Fernando Gomes.
Este espectáculo, baseado na obra Vida Privada de Mara Carvalho, foi apresentado no Brasil com grande sucesso, tendo como intérpretes a autora e o actor António Fagundes.
Na peça, os personagens Pedro e Vera avaliam um relacionamento de seis anos. O diálogo é motivado por uma confissão de adultério do marido. A inspiração tem como fonte imagens guardadas na memória: discussões em família, brigas de casais e desentendimentos com o marido. O espectáculo diverte com as situações caricatas, trágicas e idiotas que, pelo ridículo que encerram, a autora, o encenador e os actores transformam em humor.
Um espectáculo a não perder em Terras da Baronia de Alvito...






BARRANCOS



Exposição Colectiva de Artes Decorativas. 29 de Setembro a 29 de Outubro de 2007



Comparticipação Transportes Escolares - ENSINO SECUNDÁRIO - Ano lectivo 2007|08



As Normas de apoio financeiro, destinam-se aos alunos residentes na área do Município de Barrancos, que frequentam o ensino secundário regular, no domínio dos transportes escolares.

Da comparticipação prevista, poderão beneficiar os alunos do mesmo grau de ensino, que se encontrem matriculados em estabelecimentos de ensino profissional, desde que não sejam beneficiários de subsidio de transporte ou equivalente.



DESTINATÁRIOS: Alunos do Ensino Secundário residentes em Barrancos



QUANTITATIVO DA BOLSA A ATRIBUIR: 50% da despesa até ao limite de € 60,00/mês

(Setembro de 2007 a Julho de 2008)



PRAZO DE ENTREGA DAS CANDIDATURAS: 17Setembro a 4 de Outubro de 2007



REGULAMENTO APOIOS FINANCEIROS MODELO A MODELO B


PRÉMIO DE MÉRITO AOS MELHORES ALUNOS DA EBI - ano lectivo 2006|07




Para conhecimento geral, a Câmara Municipal de Barrancos pela deliberação nº 120/CM/2007, de 12/09, resolveu atribuir os Prémios de Mérito 2007 aos melhores alunos da Escola Básica Integrada de Barrancos.



Os prémios monetários, serão entregues em cerimónia pública a marcar oportunamente, e pagos em nome dos respectivos encarregados de educação ...[+]

"A OLHAR BARRANCOS " VII Concurso de Fotografia - Município de Barrancos


VII Concurso de fotografia do Município de Barrancos

"A olhar Barrancos"



CLASSIFICAÇÃO FINAL














B E J A











A Biblioteca Municipal de Beja e a Associação para a Defesa do Património da Região de Beja organizam de 17 a 23 de Setembro, pelo 9º ano consecutivo, as Palavras Andarilhas.
Em pano de fundo surge, este ano, a Feira do Livro e da Leitura onde haverá ateliers, oficinas de escrita, exposições de ilustração, cinema digital, espectáculos e conferências com autores do mundo lusófono como Ana Miranda e José Eduardo Agualusa.
No dia 19 de Setembro será inaugurado o Centro do Livro Infantil desenvolvido a partir da doação da biblioteca particular da escritora e especialista de Literatura para a Infância Natércia Rocha.
No dia 20 de Setembro tem início o IX Encontro de Aprendizes do Contar. Nesta data chegam à cidade de Beja mais de 50 especialistas em Narração e Promoção da Leitura. Destacamos a presença de Daniel Pennac que, pela primeira vez, dará uma conferência em Portugal.
De 20 a 22 de Setembro decorre o Festival de Narração onde narradores portugueses e estrangeiros trabalham com públicos de todas as idades contando não só nas escolas do concelho de Beja, mas também na Praça da República, unindo a palavra em muitos idiomas.
A partir do mesmo dia 20 de Setembro tem início a maior actividade de narração em Portugal – Estafeta de Contos – que, na última edição, envolveu mais de 60 bibliotecas públicas e escolares e milhares de crianças em todo o país.

As Palavras Andarilhas são já uma referência a nível nacional e internacional!

Informações adicionais em anexo. Para esclarecimento de qualquer dúvida, por favor contacte:

Sónia Ferreira
CMBeja / GIRP
284311800 (ext.1104)
969660253
comunicacao@paxjulia.org







O Pax Julia – Teatro Municipal reabre as suas portas no próximo Sábado, dia 15 de Setembro, com a apresentação do 3º trabalho discográfico do Fadista António Zambujo. Até final do mês apresentaremos cinema, teatro e algumas iniciativas do Festival do Amor.

15 | Música
ANTÓNIO ZAMBUJO – apresentação do 3º trabalho discográfico
21h30 | auditório | 10€ | M/6


Org Ocarina – Edições e Produções Musicais

23 | Teatro
LA BALSA DE PIEDRA a partir da obra Jangada de Pedra de José Saramago
Integrado na IX edição das Palavras Andarilhas
21h30 | Auditório | 5€ / 3,5€ | M/12
Co-produção Lendias D’Encantar, Teatro D’Dos e Câmara Municipal de Beja

24 | Cinema
LA VIE EN ROSE | M/12 | de Olivier Dahan com Marion Cotillard e Gerard Depardieu
21h30 | Auditório | 3€


25 e 26 | Teatro
LA BALSA DE PIEDRA a partir da obra Jangada de Pedra de José Saramago
Espectáculos para Escolas Secundárias mediante marcação pelo telefone 284 315 090
15h00 | Auditório | 1€
Co-produção Lendias D’Encantar, Teatro D’Dos e Câmara Municipal de Beja

De 28 a 30 | FESTIVAL DO AMOR
Org Região de Turismo Planície Dourada Produção Cocas Produções Apoio Câmara Municipal de Beja
www.festivaldoamor.com

Dia 28 |
Espectáculo a confirmar

Dia 29 | Teatro
AS VAMPIRAS LÉSBICAS DE SODOMA pela Companhia Teatral do Chiado
22h | auditório | 10€ | M/12



Dia 30 | Teatro
É POR AQUI com Alexandre da Silva, Sofia Duarte Silva, Paulo Duarte Ribeiro e Cátia Ribeiro
15h | auditório | € | M/16












CASTRO VERDE


PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2007 - CASTRO VERDE - 13 a 16 SETEMBRO






É já esta quinta-feira, 13 de SETEMBRO, que arranca mais uma edição da PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2007.

O primeiro dia do festival é marcado pela apresentação de duas edições: pelas 18h00, no Café Mediterrânico, tem lugar a apresentação do livro e a abertura da exposição "CIDADES DA ÁGUA"; pelas 21h30, o Fórum Municipal recebe a apresentação do DVD "BALDÃO NA FEIRA DE CASTRO" e ainda um encontro de cante ao baldão.

De 14 a 16, passam por Castro Verde nomes como Café Aman, La Gialleta, Lautari, Vaguement La Jungle e Galapiat. A par das músicas do Mediterrâneo, outras manifestações acontecem nestes dias: exposições, gastronomia, bailes, feiras e passeios ao ar livre.

Como sempre, o palco da Planície Mediterrânica reservará espaço para os grupos locais, assumindo-se como um veículo de afirmação e divulgação da nossa identidade local.



Programa
13 SET (qui)
Abertura da Exposição
Hardware + Software = Burros
Intervenção Artística
Residência Artística
Rua D. Afonso I
Patente ao público durante os dias
do festival
Apresentação do Livro e da
Exposição Cidades da Água
Texto: Miguel Rego. Pintura:
Manuel Passinhas
Café Mediterrâneo (Casa Faleiro)
//18h00
Co-organização: Editora 100 Luz
Apresentação do DVD
“Cante ao Baldão, O Grande
Desafio”
Encontro de Cante ao Baldão
Fórum Municipal// 21h30
Co-organização: Cortiçol. José Luis Jones


14 SET (sex)
Oficina
Danças Europeias
Fórum Municipal // 16h30
Oficina
Danças Turcas
Fórum Municipal // 18h00
Abertura
Exposição de Fotografia
My Jerusalem
de Rui Tremoceiro
Galeria Municipal (junto à Igreja
dos Remédios) // 18h30
Concerto
As Camponesas (Castro Verde)
Café Aman (Grécia – Turquia)
La Gialletta (País Basco / Itália /
Portugal)
Anfiteatro Municipal // 21h30
Baile
Fol & Ar (Portugal)
Tenda Marroquina (Largo do
Padrão) // 23h30


15 SET (sáb)
Uma Pitada de Sol
Biologia no Verão
Construção de fornos solares e
confecção de almoço
CEA Vale Gonçalinho (inscrição
prévia e informações 286 328 309)
// 09h00
Organização: LPN
Roteiro
Castro a Pé
Visita ao Núcleo Urbano
Posto de Turismo // 10h00
Inscrição prévia (286328148)
Oficina
Danças Turcas
Fórum Municipal // 11h00
Oficina
Danças da Serra de Grândola
Fórum Municipal // 16h00
Apresentação do livro
“Água Pródiga“
Poesia de Margarida Morgado
Café Mediterrâneo (Casa Faleiro)
//17h30
Cante
Modas Ao Entardecer
Os Cardadores, Os Carapinhas,
Os Ganhões
Jardim do Padrão // 18h30
Concerto
Violas Campaniças (Portugal)
Lautari (Sicília – Itália)
Anfiteatro Municipal // 21h30
Baile
Gevende (Turquia)
Tenda Marroquina (Largo do
Padrão) // 23h30
Tiborna Mediterrânica
Bar do Largo do Padrão// 01h00


16 SET (dom)
Passeio
Moços Vamos Ao Campo!
Um passeio de tractor cheio de
sabores
Concentração: Praça da República
// 10h00
Inscrições limitadas (Posto de
Turismo 286 328 148)
Cantar de Boca Cheia
Almoço e Oficina de Cante
Associação de Cante Vozes das
Terra Brancas (Casével) // 12h30
Inscrições limitadas (Posto de
Turismo 286 328 148)
Oficina
Músicas de Baile Cantadas
Celina da Piedade e Papoilas
do Corvo
Fórum Municipal // 15h30
Cante e Baile
Danças da Serra de Grândola
As Papoilas do Corvo & Outros
Músicos
Tenda Marroquina (Largo do
Padrão) // 17h30
Espectáculo Novo Circo
Companhia Galapiat (França)
Rua D. Afonso I // 19h00
Co-organização “Escrita na Paisagem”
Concerto
Vaguement La Jungle (França)
Anfiteatro Municipal // 21h30






Concertos
Café Aman (Grécia / Turquia)

Seis músicos em palco. Alaúdes, “bouzukis”, “debarkis” e uma pitada de essência mediterrânica são a receita de “Café Aman”, um grupo de origens gregas e turcas cujo nome encontra inspiração nos famosos “cafés aman” de Smyrne, Atenas e Pireo, onde se tocava o “rebetiko”.

A virtuosidade instrumental e vocal, aliada à diversidade estilística musical apresentada por “Café Aman”, é a característica mais típica de um repertório que na história musical é recordado como o “canto popular urbano de Smyrne” (“Smyrneiko tragoudi”). Sonoridades que cruzam influências musicais gregas, turcas, armenas e judaicas num concerto dedicado às musicas da Ásia Menor.

Vaguement La Jungle (França)

Vêm de França e na bagagem trazem um autêntico cocktail fusionista.
Eles são “Vaguement La Jungle” e o que nos propõem é um universo sonoro selvagem e estimulante. Um caldeirão de culturas onde borbulham a musica cigana, árabe, judaica mas também o jazz e o rock’n’roll. Tudo, pronto a ser servido com uma boa dose de improviso, sarcasmo e boa disposição.

O quarteto conheceu-se em 2000, nas ruas de Nantes, e representa a nova vaga de artistas franceses símbolo das diferentes comunidades estrangeiras em França. A sua música arrasa fronteiras e cada concerto é um verdadeiro remédio contra o marasmo.
“Vaguement La Jungle”, uma aventura a escutar também com os olhos!

Lautari (Sicília - Itália)

Os “Lautari” são naturais de Catania, na Sicília. Formaram-se há mais de vinte anos e desde então têm vindo a empenhar-se na pesquisa e preservação do imenso material musical e poético típico da tradição siciliana.

Através do sincretismo de várias sonoridades e vários tipos de folclore popular, o grupo produziu um mix original e fascinante, tendo como base instrumentos provenientes das mais diversas regiões desde o bandolim, a bandola, a ciaramella e o maranzano da Sicília, à guitarra rítmica da Calábria, passando pela harpa celta e pelas percussões africanas.

La Gialleta (País Basco, Itália, Portugal)

Mimo Epifani, virtuoso italiano do “mandolino”, Maika e Sara Gomez, irmãs gémeas que tocam a típica percussão basca, a txalaparta, Erasmo Treglia, importante violinista da tradição da musica popular italiana e José Barros, do grupo Navegante, juntam-se neste projecto original do Sete Sóis Sete Luas, intitulado “La Gialleta”. Um espectáculo original que mais do que um dialogo entre culturas musicais mediterrânicas, será a música da cozinha mediterrânica. No final, o público fará parte da noite ao ser-lhe oferecida comida pan-mediterrânica preparada durante o concerto.

Polifonias e Viola Campaniça (Alentejo – Portugal)

A força inebriante do cante alentejano é intrínseca à voz que lhe dá vida. Dotado de uma mística expressividade, o cante é símbolo do Alentejo e resgata nos seus traços vivências calmas e tranquilas. Nesta Planície Mediterrânica, os corais do concelho elevam a sua voz entoando melodias que nos encaminham pela interioridade e pela nostálgica solenidade que os define e revela. Paralelamente, a Viola Campaniça tocará a poesia das letras aliada à harmonia da voz. A cada acorde reencaminhar-nos-á para um cantar impregnado de história e simbolismo, impondo-se uma vez mais como uma referência musical na tradição do Baixo Alentejo.

Novo Circo
Companhia de Novo Circo “Galapiat” (França)

Representam o novo circo e prometem um espectáculo arrojado.
Eles são os “Galapiat”, uma jovem companhia de circo francesa cujo nome significa “vagabundo”. Em palco, exploram com mestria técnicas circenses como a báscula ou o mastro chinês, acrobacias e outros malabarismos. Um espectáculo único, onde se revive a generosa hospitalidade da tradição circense mas também momentos lúdicos de puro virtuosismo.

Bailes
Fol&ar (Portugal)

Os Fol&ar criam bailes de danças tradicionais europeias que conseguem ser simultaneamente íntimos, pelos instrumentos utilizados e dinâmicos, pelas danças que abordam. O casamento da concertina, embaixatriz maior de muita da cultura popular do continente, com um contrabaixo ritmado e um violino lânguido, arrasta os corpos para um baile onde o tempo perde o sentido. Nas suas actuações incluem um repertório diversificado de músicas tradicionais europeias oriundas de Espanha, França, Reino Unido, Israel e, naturalmente, Portugal.

Gevende (Turquia)

Os Gevende são um grupo inovador no panorama musical turco. Instrumentos de tradição dialogam com outras sonoridades, um baixo ou um sopro. O seu espectáculo, que pode ser um concerto ou um baile, promete animar e traz a missão de nos ensinar a bailar músicas turcas.


Exposições

My Jerusalem
Fotografia Rui Tremoceiro

“A cidade de Jerusalém é há muito tempo o lugar mais decisivo do mundo. Terra Santa para as três religiões do livro (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo), foi nela que as coisas aconteceram ou é por ela que ainda acontecem. Jerusalém não é uma cidade só. São muitas e cada um constrói a sua. A minha Jerusalém pareceu-me uma prisão feita de pedras com muita gente diferente lá dentro.”

Cidades da Água
Pintura Manuel Passinhas

Hardware + Software = Burros
Instalação Fotográfica Oliveri Toscani

Oliveri Toscani tem trabalhos expostos por todo o mundo e foi director artístico das campanhas da Benetton. Para o Festival Sete Sóis Sete Luas criou esta instalação fotográfica sobre a obsessão pela tecnologia que se traduziu na necessidade de preservar uma espécie: o burro. O artista fotografou, em grande formato, 50 burros transmontanos, que agora vão invadir a Planície Mediterrânica.

Outras Iniciativas

Oficinas de Dança
São espaços de aprendizagem e convívio onde a dança é o mote central. Danças vindas da Turquia, da Europa Mediterrânica, da Serra de Grândola ou do Alentejo de outros tempos. O principal requisito para participar é disponibilidade.

Apresentação de Materiais

“Cante ao Baldão: O Grande Desafio”
Documentário gravado durante a Feira de Castro 2006, onde se retratam duas iniciativas em torno desta manifestação cultural tão genuína que é o Baldão, um cantar ao desafio onde o improviso se rege por regras claras.

“Cidades da Água”
Em “Cidades da Água” a imaginação invade o espaço do real na memória dos homens errantes. A paleta enorme de luz do mundo do Sul, que nos oferece Manuel Passinhas nas suas telas, é invadida na narrativa, que se pretende poética, criando uma ponte entre o imaginário, nas fronteiras do telúrico, e as emoções do real, que Miguel Rego procura transmitir.

“Água Pródiga”
Segundo livro de poesia da autora Margarida Morgado. Uma viagem às palavras do lado da vida…

Passeios & Ar Livre
São percursos para descobrir a planície de Castro Verde. Uns fazem-se a pé pelo núcleo urbano, outros de tractor pelos campos. Ainda há propostas para cozinhar com o sol, construindo para o efeito um forno solar. São iniciativas que necessitam de inscrição e que se informe previamente do que vai acontecer.

Cantar de Boca Cheia
Trata-se de uma Oficina de Cante que também é um almoço de confraternização. Será servido um prato da gastronomia tradicional que se fará acompanhar de modas alentejanas. Os animadores e o cozinheiro estão garantidos, quanto aos participantes que aceitarem o desafio, podem efectuar a sua inscrição.

Gastronomia
A cozinha tradicional alentejana volta a encontrar-se com a marroquina nos espaços do Restaurante Mediterrânico. Também os restaurantes de Castro Verde apresentam nas suas ementas propostas regionais. O Café Mediterrânico, um espaço de lazer para matar o tempo, servirá doçaria tradicional, chá verde, café, sumo de laranja e música ambiente.

Entrada Livre.
Organização: Câmara Municipal de Castro Verde. Associação Sete Sóis Sete Luas. Associação PédeXumbo. Colaboração: Associações do Concelho e Escrita na Paisagem. Apoio: Rádio Castrense, Região de Turismo Planície Dourada.




Debate a 17 de Setembro: Que Sistema de Gestao para a Distribuiçao da Agua em Alta? - Castro Verde



C U B A






FERREIRA DO ALENTEJO




Feira dias 14 - 15 e 16 de Setembro



M É R T O L A







A Câmara Municipal de Mértola volta a aderir à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros com o tema “Melhores Ruas para as Pessoas”. De 21 a 22 de Setembro a Vila de Mértola será palco de um conjunto de iniciativas que visam, principalmente, promover as ruas e espaços públicos como sítios prioritários para os peões.






M O U R A





Feira anual de Setembro / XXVII Feira do Artesanato

13 a 16 de Setembro


A 27ª Feira do Artesanato/Feira tradicional de Setembro será inaugurada no próximo dia 13, às 19 horas, no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Moura.

Este ano o certame contará com 86 expositores de várias regiões do país, como Espinho, Portalegre, Cartaxo, Caldas da Rainha, Albufeira e S. João da Madeira, entre outras. Do concelho de Moura estarão presentes 22 artesãos, alguns dos quais vão trabalhar ao vivo, à semelhança do que acontece com artesãos de outras regiões.

A Feira constitui uma oportunidade de mostrar as potencialidades do concelho de Moura na área do artesanato, mas também a capacidade de organização de eventos que contribuem para o seu desenvolvimento social e económico.

Paralelamente realiza-se a Feira de Setembro, feira tradicional que completa este ano 705 anos. Foi a 19 de Maio de 1302 que D. Dinis atribuiu a Carta de Feira à então vila de Moura. Apesar de centenas de anos de uma contínua evolução, a feira de Setembro ainda mantém algumas das suas tradições mais remotas, constituindo-se igualmente como o ponto de convergência de milhares de visitantes.




ODEMIRA


ZONA RIBEIRINHA É PALCO PARA MOSTRA DE ARTES PLÁSTICAS
Segunda, 13 Agosto 2007
A Associação Local de Artistas Plásticos – Sopa dos Artistas, em colaboração com o Município de Odemira vai promover um evento artístico de nível internacional intitulado “Arte no Rio” que estará patente na Zona Ribeirinha entre 29 de Setembro e 29 de Outubro.

A iniciativa “Arte no Rio” irá decorrer em diversos pontos da zona ribeirinha de Odemira ao longo de um mês, e tem por principal objectivo aproximar a população das artes plásticas, dando a conhecer as suas mais diversas formas de expressão.
A participação neste evento será aberta a todos os artistas nacionais e estrangeiros, com trabalhos em diferentes expressões plásticas. Os participantes poderão optar por apresentar trabalhos previamente executados ou optar por executar e expor obras a desenvolver no local (instalação).
Os artistas plásticos interessados em participar no evento “Arte no Rio”deverão apresentar à organização o seu port-fólio em papel e fotos dos trabalhos a concurso, no caso de exposição de trabalhos prévios, ou a descrição e esquema do projecto a realizar no local, com referências às técnica e materiais usados, bem como as dimensões.
A selecção dos trabalhos ficará a cargo de um júri que será constituído por artistas plásticos, bem como um representante do Município de Odemira. Os artistas seleccionados recebem um prémio de participação no valor de 700,00 euros.
A inscrição deverá ser efectuada até ao próximo dia 7 de Setembro para a Associação Sopa dos Artistas, Quinta de Arco Íris – Seladinhas, Apartado 21, 7630-908 S. Teotónio ou por e-mail sopadosartistas@gmail.com . Na mesma deverão constar os seguintes elementos de identificação pessoal: nome, morada, nacionalidade, número de telefone e e-mail e também o seu curriculum vitae.


SEMANA GASTRONÓMICA DA CAVALA NO CONCELHO DE ODEMIRA
Sexta, 14 Setembro 2007

Entre os dias 25 e 30 de Setembro, será promovida uma semana gastronómica em diversos restaurantes do concelho de Odemira, dedicada à cavala, espécie de alto valor nutricional e de preço acessível, capturada em abundância ao largo da costa alentejana e que permite confeccionar pratos de especial sabor bastante apreciados a nível local.







O U R I Q U E



Site em construção



S E R P A



MUNÍCIPES CONTRIBUEM PARA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
Os munícipes do concelho de Serpa vão ser chamados a pronunciar-se sobre o orçamento da Autarquia para 2008 durante o mês de Setembro.



A iniciativa é precedida pelo envio de um guia explicativo do Orçamento Participativo e por reuniões preparatórias com as juntas de freguesia e os conselhos municipais.
As reuniões públicas decorrerão em todas as localidades e serão apoiadas com um inquérito por questionário onde os munícipes, além da reunião, poderão deixar expressas as suas prioridades (ver mapa das reuniões).
Assim, a meio do mandato iniciado em 2005, a população tem oportunidade de se pronunciar sobre as obras, iniciativas culturais e desportivas, espaços verdes e urbanismo, entre outras, que considera importantes e/ou prioritárias para a sua qualidade de vida, para a melhoria da sua terra e para o desenvolvimento do seu concelho.
Na continuidade das anteriores campanhas Participar desenvolvidas pela Câmara Municipal de Serpa e iniciadas em 2003, o Orçamento Participativo é um instrumento de participação pública tendo por base os processos de democracia participativa.
As reuniões decorrem durante o mês de Setembro, sempre às 19h00, com a seguinte calendarização: dia 13 em Brinches na Sociedade 1º de Junho; dia 14 em Vila Nova de S. Bento no Salão Polivalente; dias 17 e 20 em Serpa no Cineteatro Municipal e no Centro de Convívio de Salvador, respectivamente; dia 21 em Pias no Salão Polivalente; dia 22 em Vale de Vargo no Salão Polivalente e no dia 24 em Vila Verde de Ficalho no Salão Polivalente.

VIDIGUEIRA



Site sem movimento.