19 fevereiro 2009
ALVITO - "CONCERTO CAMPESTRE"-28 FEVEREIRO PELAS 21H30
18 fevereiro 2009
A L J U S T R E L
CARNAVAL 2009
Alegria e folia em Aljustrel e freguesias do concelho
A época carnavalesca vai ter dois pontos altos este ano em Aljustrel. O primeiro acontece sexta-feira, dia 20 de Fevereiro, com o “Carnaval das Escolas”, e o segundo trará à vila momentos de grande folia, nos dias 22 e 24.
No “Carnaval das escolas”, habitual desfile dos alunos das instituições de ensino do concelho, irão participar cerca de meio milhar de jovens e crianças.
Os foliões irão concentrar-se junto à Praça da Resistência a partir das 10h30, de onde se deslocarão para percorrer o centro desta vila, colorindo as ruas com as vestes carnavalescas. Os temas que dão mote a cada traje são diversificados e prendem-se sobretudo com as temáticas dos projectos educativos de cada escola, que vão desde a água, aos contos tradicionais, histórias infantis entre outros.
Para além do desfile das escolas que se realizará na sede de concelho, também as freguesias de Ervidel, Messejana, Rio de Moinhos e S. João de Negrilhos irão desfrutar de um pequeno desfile, organizado pelas respectivas escolas.
Ainda no que toca à sede de concelho terá lugar o Corso Carnavalesco 2009 no Domingo (22) e 3ª feira (24) Fevereiro, pelas 15h30, junto à Praça da Resistência. Em 2009 este corso de Carnaval conta com cerca de uma dezena de carros alegóricos onde a sátira política e social dão o mote.
Ambos os desfiles de Carnaval contam com a parceria e apoio logístico da Câmara Municipal de Aljustrel.
ARTE PÚBLICA ESTREIA EM BEJA
26, 27, 28 Fevereiro
5, 6, 7 Março
às 22.00h
arte pública estreia ADORAVÉL CRIATURA
Tragicomédias da Vida Adulta
Após a apresentação, em Janeiro, da primeira produção de 2009, UM LUGAR IMENSO, TALVEZ. na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a arte pública estreia ADORÁVEL CRIATURA|Tragicomédias da Vida Adulta, no seu espaço, a CASA AMARELA .
ADORAVÉL CRIATURA, a nova produção arte pública, assenta num poderoso texto que expõe as cruéis tragicomédias da vida de uma mulher que tudo sacrifica às suas estratégias de sobrevivência, na demarcação de um território que reclama para si, mesmo se, para tal, provoca a destruição da família. Numa ala de um hospital psiquiátrico, ei-la que se nos apresenta tão lúcida quanto irracional - instalando a dúvida sobre as fronteiras entre os comportamentos que oscilam na máscara do socialmente aceite e mesmo, padronizado, e a bizarria da sua singular perversidade.
Textos de Thomas Bernhard e Vicente Sanches|
Canções de Osvaldo Farrés, Doris Fisher & Allan Roberts,
Villadomat Masanas & Felix Garzó|
Dramaturgia e interpretação de Gisela Cañamero|
Luzes e vídeo de Rafael Del Rio|
Sonoplastia de José Manhita |
Produção Executiva de Raul Bule.
para mais informação, por favor contacte-nos
pela arte pública
a Produção Executiva, Raul Bule
964781436
CASA AMARELA
Rua da Barreira, 9A BEJA
17 fevereiro 2009
CARNAVAL NO CONCELHO DE ALVITO
C A R N A V A L - 2009
CONCELHO DE ALVITO
DE 20 a 25 DE FEVEREIRO
Sexta-Feira, 20 de Fevereiro
10h00 - Desfile da Cooperativa de Ensino de Alvito pelas ruas de Alvito
14h00 – Desfile das escolas do 1º Ciclo e Pré escolar pelas ruas de Vila Nova da Baronia
14h00 - Desfile das escolas do 1º Ciclo, Pré escolar pelas ruas de Alvito
Sábado, 21 de Fevereiro
21h30 – Baile de Carnaval com “SONS & TONS” com Concurso de Máscaras nos Bombeiros Voluntários de Alvito (Org.: Junta de Freguesia de Alvito)
24h00 – Festa de Carnaval no Bar das Piscinas. (Org.: Associação Juvenil Nova Geração)
Domingo, 22 de Fevereiro
15h00 – Desfile de Carnaval, pelas ruas de Alvito, com a participação da Banda dos Bombeiros Voluntários de Alvito (Org.: Junta de Freguesia de Alvito)
Concentração de carros alegóricos e mascarados, junto aos Bombeiros Voluntários de Alvito a partir das 15h00
Segunda-Feira, 23 de Fevereiro
21h30 – Baile de Carnaval com “TRISOM” com Concurso de Máscaras no Centro Cultural de Vila Nova da Baronia (Org.: SFIRV / CCRV)
Quarta-Feira, 25 de Fevereiro
QUARTA FEIRA DE CINZAS
21h00 - Enterro do entrudo em Alvito na Praça da República. (Org.: Junta de Freguesia de Alvito)
Concentração junto aos Bombeiros Voluntários de Alvito às 21h00
Organização e Apoios: Junta de Freguesia de Alvito, Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito, Cooperativa de Ensino do Concelho de Alvito, Bombeiros Voluntários de Alvito, GNR, Associação Juvenil Nova Geração e Populares
...........................*****************************.................
Alvito adere a projecto da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), criou o conceito de Autarquia Familiarmente Responsável e lançou um Observatório, cujo trabalho consistirá essencialmente, em anualmente produzir um quadro de referência sobre medidas de política familiar e, simultaneamente, divulgar as melhores práticas adoptadas pelas autarquias.
“Uma Autarquia Familiarmente Responsável é aquela que adopta boas práticas quer quanto à sua responsabilidade para com as famílias munícipes, quer para com as famílias dos seus funcionários autárquicos”.
O executivo municipal, deliberou por unanimidade, manifestar à APFN, o interesse no projecto “Autarquias Familiarmente Responsáveis”, e irá a curto prazo iniciar internamente um trabalho de reflexão com o objectivo de estabelecer um Plano de Acção que integre as várias medidas sugeridas pela APFN, que têm por base os seguintes princípios:
1- A construção de uma política integrada de apoio à família;
2- O reforço dos apoios às famílias numerosas.
Neste momento, a Câmara de Alvito já promove algumas medidas, principalmente na área da educação, desporto e cultural que a colocam no bom caminho, para num futuro, que queremos que seja próximo, conseguir o galardão de Autarquia Familiarmente Responsável.
......................***************************........................
Atletas do Clube da Natureza alcançam bons resultados em
Vila Nova de Poiares
Vila Nova de Poiares recebeu pela primeira vez a caravana da Orientação, nos dias 7 e 8 de Fevereiro.
Os 9 atletas do Clube da Natureza de Alvito, presentes no evento obtiveram bons resultados, na generalidade, com dois vitoriosos (Mega e Inácio) e mais quatro presenças no pódio.
As provas caracterizaram-se por elevada dificuldade física provocada pelas más condições do terreno, agravadas na 2ª etapa por chuva omnipresente durante toda a manhã, o que provocou inúmeras avarias nos sistemas de travagem.
Resultados
Formação M: 2º Paul Roothans; 3º Hugo Palhais;
H17: 1º João "Mega" Figueiredo;
HE: Nuno Patrício (13º no 1º dia);
H21A: 20º Luís Teves;
H35: 1º Inácio Serralheiro;
H40: 6º Leandro Silva;
D45: 2ª Margarida Novo.
H50: 3º Joaquim Patrício
11 fevereiro 2009
A L J U S T R E L
Exposição pintura e serigrafia
“Momentos” de António Inverno no espaço Oficinas
Realiza-se no espaço Oficinas, no próximo dia 13 de Fevereiro, pelas 18 horas, a inauguração da exposição do artista plástico António Inverno. Trata-se de uma mostra intitulada “Momentos” que reúne trabalhos de pintura e serigrafia.
António Inverno colaborou, ao longo da sua carreira, com vários artistas de renome entre os quais Júlio Pomar, Eduardo Nery, Maria Keil, Jorge Vieira entre outros. Em 1985 começou a expor as suas obras, tendo realizado inúmeras exposições individuais e colectivas.
Na década de noventa cria o Centro de Serigrafia António Inverno. Por esta altura colabora em vários centros Culturais no Alentejo, promovendo exposições de artes plásticas de âmbito nacional. Em 1995 é-lhe atribuído o Prémio Nacional de Pintura da Academia Nacional de Belas-Artes. Actualmente, é professor na Escola Superior de Educação de Beja.
A exposição “Momentos” vai estar patente ao público nas Oficinas de Formação e Animação de Aljustrel até ao dia 7 de Março.
3ª edição de “OLHAR A LIBERDADE”
Concurso de fotografia sobre conceito de cidadania e 25 de Abril
Está a decorrer até ao próximo dia 1 de Abril, a 3ª edição do concurso de fotografia “Olhar a Liberdade” promovida pela Câmara Municipal de Aljustrel. A entrega dos prémios será feita, no Mercado Municipal, no dia 18 de Abril, no decurso da inauguração da exposição com todos os trabalhos participantes.
À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa, integrada nas Comemorações do 25 de Abril, pretende “fomentar, reconhecer, premiar e difundir a criatividade dos apaixonados de fotografia, através de imagens sobre a conquista e a consolidação da liberdade no Portugal democrático, ao mesmo tempo que se propõe um exercício sobre o conceito de cidadania no pós-25 de Abril”.
Segundo o regulamento, a participação no concurso é aberta a todos os cidadãos que aceitem as condições expressas no regulamento. A inscrição é gratuita e serão admitidas até duas fotografias por participantes, impressas em papel fotográfico com as medidas de 210 por 297 mm (formato A4).
Os trabalhos deverão ser entregues, até ao dia 1 de Abril de 2009, ou enviados para: Câmara Municipal de Aljustrel - Oficinas de Formação e Animação Cultural, av. 1º de Maio, 7600 - 010 Aljustrel.
Ao vencedor do primeiro prémio será oferecida uma viagem de oito dias para duas pessoas a Porto Santo (Madeira) (oferta Halcon Viagens); ao segundo premiado será aberta uma conta bancária no valor de 250€ (oferta Crédito Agrícola Mútuo de Aljustrel e Almodôvar) e o terceiro vencedor receberá uma moldura digital (oferta Câmara Municipal de Aljustrel), para o vencedor do Prémio Juventude (menos de 25 anos) será ainda atribuído um fim-de-semana para duas pessoas numa Pousada da Juventude em Portugal (oferta Direcção Regional do Instituto Português da Juventude do Alentejo). E este ano, todas as juntas de freguesia do concelho irão atribuir o Prémio Concelho de Aljustrel, num valor de 250 € a um dos participantes.
Para informações complementares sobre o regulamento, contactar as Oficinas de Formação e Animação Cultural (Tel: 284 098006 - oficinas@mun-aljustrel.pt) ou consultar o site: www-mun-aljustrel.pt.
05 fevereiro 2009
FERREIRA DO ALENTEJO
O espaço situado na na loja 4 do antigo Mercado Municipal é um projecto que procura dar resposta às necessidades das famílias carenciadas, como é o caso dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção, idosos com fracos recursos económicos ou crianças e jovens com necessidades básicas de subsistência.
Trata-se de um projecto inovador que surge agora em Ferreira do Alentejo.
A loja social divide-se em várias valências como os Bancos Social, solidário e de voluntariado, a equipa móvel e equipa de tratamento e recuperação de bens materiais.
BEJA
O Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHA) foi distinguido com o Prémio Vasco Vilalva 2008, anunciou esta quarta-feira, 28, a Fundação Calouste Gulbenkian. A distinção reconhece as acções meritórias na área da defesa do património e foi este ano atribuída ao DPHA pelo seu contributo na “defesa do património artístico da região”, a que junta os projectos “Monumentos Vivos” e “Terras sem Sombra – Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo”.
Fonte da Fundação Calouste Gulbenkian adianta ao “Correio Alentejo” que o prémio será entregue aos responsáveis pelo DPHA na próxima terça-feira, 3 de Fevereiro, pelas 11h30, na Pousada de São Francisco, em Beja. A cerimónia vai contar com as presenças da condessa de Vilalva; do bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas; do bispo emérito de Beja, D. Manuel Franco Falcão; do presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Emílio Rui Vilar; e da administradora da mesma, Teresa Gouveia.
(Fonte: CORREIO ALENTEJO)
CASTRO VERDE
Entradas (Castro Verde) – 21 a 23 de Fevereiro 2009
Uma parceria entre a Associação Pédexumbo, Câmara Municipal de Castro Verde e Junta de Freguesia de Entradas.
“Passo a passo, em uníssono, desenha-se a dança no chão… O movimento apodera-se dos bailadores e ao ritmo dos sons do mundo solta-se a coreografia. As cores misturam-se. Instala-se a folia. A animação percorre as veias de quem dança.”
De 21 a 23 de Fevereiro, o Entrudanças vai celebrar o Entrudo… dançando!
Das danças de tradição, aos bailes e oficinas - que tanto podem ser de dança, de máscaras ou de instrumentos - passando pelos passeios e gastronomia, o festival é também um espaço de criação onde se dá especial ênfase ao envolvimento da comunidade local e à cultura alentejana, parte integrante da sua identidade.
O cante, a viola campaniça, a flauta de tamborileiro e o artesanato tradicional voltam a marcar presença e convidam ao encontro e à tradição.
Durante três dias, o Entrudanças percorre as ruas da vila, envolvendo a comunidade em projectos que exploram a componente local. Este ano, o Festival apresenta o culminar de dois projectos comunitários. O primeiro – “A Escola leva o Entrudanças à rua” – coordenado por Diana Regal e Bruno Cintra, desenvolvido em colaboração com as escolas de Entradas, Casével e São Marcos da Atabueira. Um projecto que vem no seguimento do trabalho desenvolvido em 2008 em torno da construção de máscaras de lã com recurso à técnica de feltragem. Cerca de 80 crianças do 1º ciclo vão trabalhar o ciclo da lã, regressando a esta técnica para voltar a construir máscaras que serão, posteriormente, usadas no desfile de abertura do festival, onde actuará também uma orquestra de objectos sonoros, formada pelas respectivas crianças. Quanto ao segundo projecto – uma peça de teatro comunitária centrada nas memórias do Entrudo - concebido por Marta Guerreiro, Mário Sérgio, José Oliveira e Bruno Cintra, serão abordadas quatro componentes: dança, música, imagem e objectos, já reunidas em recolhas locais, e que serão posteriormente, desenvolvidas em oficinas junto da comunidade.
Nomes como “Traballo” (Itália), “Avel’yud” (Bretanha), “Os Alfa Arroba” (Portugal) e “Toques do Caramulo” marcam a edição deste ano.
A dança é o mote para que tudo aconteça. Dos concertos às oficinas, este ano bastante diversificadas (africanas tribais, italianas, bretãs, indianas e portuguesas, etc), o Festival é uma fusão entre cor, movimento e confraternização.
Durante três dias, de 21 a 23 de Fevereiro, Entradas promete um programa alternativo a visitantes e residentes, através de uma oferta diversificada de oficinas e bailes de danças de tradição. O Entrudanças é também a aposta num Carnaval diferente, dinamizador da comunidade e das tradições locais.
********************************* ******************
JOGOS CONCELHIOS 2009
Vai ter lugar na Praça da República, em Castro Verde, no próximo dia 7 de Março, a partir das 14h30, a Festa de Abertura dos Jogos Concelhios 2009, organizados pela Câmara Municipal de Castro Verde, com a colaboração das associações, colectividades, estabelecimentos de ensino e Juntas de Freguesia do Concelho.
Os tradicionais jogos de rua são, em 2009, a nova imagem da Otis, mascote oficial dos Jogos Concelhios.
O pião ou o berlinde ganham vida e estabelecem o convívio e a sociabilização. O BTT, o Basquetebol e o Paintball, entre muitas outras modalidades, lançam o desafio e promovem a cooperação, a lealdade e a integração social.
Quatro meses de acção, dinamismo e energia. Ao todo 40 modalidades que, pelo sétimo ano consecutivo, despertam para o desporto e para os benefícios de uma vida activa. Envolver os munícipes e abranger as várias infra-estruturas recreativas e desportivas são outros dos objectivos destes Jogos Concelhios que, a partir de Março, vão fomentar a festa do desporto.
A Otis, mascote dos Jogos Concelhios, este ano equipou-se a rigor com o objectivo de divulgar os jogos de “rua”. Vestida descontraidamente, apresenta-se munida de fisga, pião e berlindes, entre outros objectos que caracterizam este tipo de jogos.
Como estas actividades têm vindo a desaparecer ao longo dos tempos entre as brincadeiras das crianças e jovens do concelho, reavivá-las e promovê-las é também o objectivo da edição deste ano dos Jogos Concelhios.
É de salientar que a mascote escolhida para os Jogos Concelhios foi uma abetarda, à qual foi dado o nome de “Otis”, e que tem como missão aliar a actividade física à sensibilização ambiental, já que esta representa o símbolo máximo da Zona de Protecção Especial de Castro Verde (ZPE)
Modalidades:
Badminton, Basquetebol, 3x3, Berlinde, Bilhar, Mini-Andebol, Aikido, Corridas de Carrinhos de Rolamentos, BTT, Caminhadas, Cavalhadas, Cicloturismo, Columbofilia, Damas, Dardos, Dominó, Futebol de 7, FuteboL de 5, Futebol Humano, Jangro, Malha, Matraquilhos, Paintball, Pião, Snooker, Sueca, Taekwondo, Ténis de Campo, Ténis-de-Mesa, Tiro aos Pratos, Natação, Hóquei Patins, Patinagem, Três Sets, Gira-Vólei, Yoga, Xadrez, Vale Tudo, Tarde sobre Rodas.
Informações: Fórum Municipal (Tel. 286 320 040)
Inscrições e Regulamento: Escolas, Associações e Juntas de Freguesia do Concelho.
ALJUSTREL
Caminhada de Inverno com nova data
Devido às condições meteorológicas adversas, a Câmara Municipal de Aljustrel decidiu adiar a primeira caminhada do ano designada por “Caminhada de Inverno”, para o próximo domingo dia 15 de Fevereiro, às 9 horas.
Esta caminhada, de cerca de dez quilómetros em zona rural, irá reunir cerca de meio milhar de caminheiros de todas as idades, vindos de vários pontos do concelho, bem como de vários locais da região.
Esta iniciativa que tem como principal objectivo o incremento da actividade desportiva e benefícios daí resultantes, insere-se no âmbito do programa Mexa-se em Aljustrel.
As inscrições podem ser efectuadas em todas as juntas de freguesia do concelho.
****************** ************************
Inscrições abertas
Curso de pintura com Catarina Reininho
Tem início, no próximo dia 4 de Fevereiro, no espaço Oficinas, um curso de pintura coordenado pela professora e pintora, Catarina Reininho. Trata-se de uma formação que irá decorrer todas as 4ªs e 6ªs feiras, entre as 18h30 e as 20 horas, durante quatro meses nas Oficinas de Formação e Animação Cultural.
A ideia desta formação surgiu logo após a realização, também no espaço Oficinas, de um curso de desenho. Os resultados foram de tal modo animadores que se equacionou, sem demora, a criação de um curso de pintura. Nesta formação será possível aprender várias técnicas, entre elas pintura a aguarela, a óleo, a acrílico ou outra qualquer prática que o aluno queira aperfeiçoar ou conhecer.
Este curso é dirigido ao público em geral, as inscrições são limitadas e estão a decorrer nas Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel.
******************************* *************************
Espectáculo musical
“The Guys From the Caravan” no espaço Oficinas
O grupo “The Guys from the Caravan” marca presença nas Oficinas de Formação e Animação Cultural no próximo dia 6 de Fevereiro, pelas 21h30, com um espectáculo musical. Trata-se de uma banda de Coimbra formada há apenas 3 anos, mas que, pela sua irreverência e originalidade, tem vindo a dar provas nos concertos realizados de norte a sul do país.
Os arranjos vocais, o recurso a instrumentos pouco usuais, a par da bateria e de duas violas baixo, fazem de cada concerto um verdadeiro espectáculo. Em 2008 a banda lançou o seu álbum de estreia intitulado “Noah’s ark of pain” e integrou também a compilação “Novos Talentos FNAC 2008”, um compêndio que conta com mais de 30.000 exemplares vendidos. Entradas livres
Links
- ALENTEJO - NOTÍCIAS
- ALVITO-BAIXO ALENTEJO
- Blog anterior
- "BEJA"
- SABIA QUE...?
- POETICUS
- TESTEMUNHOS
- PORTAS E JANELAS
- Google News
- Edit-Me
- Edit-Me
BAIXO ALENTEJO - POPULAÇÃO RESIDENTE CENSO 2001--161.211 -- Área 10.223 km2 ----------- CONCELHOS:
------------Area - (km2)- 458,4 - Freguesias-(5):Aljustrel; Ervidel; Messejana; São João de Negrilhos; Rio de Moinhos
------------Area - (km2)- 755,875 - Freguesias-(8):Almodôvar; Gomes Aires; Rosário; Santa Clara-A-Nova; Santa Cruz; São Barnabé; Senhora da Graça de Padrões; Aldeia dos Fernandes
------------Area - (km2)- 260,93 - Freguesias-(2):Alvito; Vila Nova da Baronia
------------Area - (km2)- 168,43- Freguesias-(1):Barrancos
------------Area - (km2)- 1140,207- Freguesias-(18):Albernoa; Baleizão; Beringel; Cabeça Gorda; Mombeja; N. Sra das Neves; Quintos; Salvada; B Salvador; Santa Clara de Louredo; B Sta Maria da Feira; Santa Vitória; B Santiago Maior; São Brissos; B S. João Batista; São Matias; Trindade; Trigaches
CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE
------------Area - (km2)- 567,3- Freguesias-(5):Casével; Castro Verde; Entradas; Santa Bárbara de Padrões; São Marcos da Ataboeira
------------Area - (km2)- 171,315- Freguesias-(4):Cuba; Faro do Alentejo; Vila Alva; Vila Ruiva
CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ALENTEJO
------------Area - (km2)- 648,45- Freguesias-(6):Alfundão; Ferreira do Alentejo; Figueira dos Cavaleiros; Odivelas; Peroguarda; Canhestros
------------Area - (km2)- 1279,402- Freguesias-(9):Alcaria Ruiva; Corte do Pinto; Espírito Santo; Mértola; Santana de Cambas; São João dos Caldeireiros; São Miguel do Pinheiro; São Pedro de Solis; São Sebastião dos Carros
------------Area - (km2)- 957,73- Freguesias-(8):Amareleja; Póvoa de São Miguel; Safara; M Sto Agostinho; Santo Aleixo da Restauração; Santo Amador; M S. João Batista; Sobral da Adiça
------------Area - (km2)- 1719,73- Freguesias-(17): Almograve; Bicos; Boavista dos Pinheiros; Colos; Longueira; Luzianes-Gare; Pereiras-Gare; Relíquias; Saboia; Santa Clara-A-Velha; O Sta Maria; São Luis; São Martinho das Amoreiras; O S. Salvador; São Teotónio; Vale de Santiago; Vila Nova de Milfontes; Zambugeira do Mar;
------------Area - (km2)- 660,14- Freguesias-(6): Conceição; Garvão; Ourique; Panoias; Sta Luzia; Santana da Serra
------------Area - (km2)- 1103,74- Freguesias-(7): Aldeia Nova de S. Bento; Brinches; Pias; S. Salvador; S Sta Maria; Vale de Vargo; Vila Verde de Ficalho
CÂMARA MUNICIPAL DE VIDIGUEIRA
------------Area - (km2)- 314,199- Freguesias-(4): Pedrógão; Selmes; Vidigueira; Vila de Frades